Casa abastada de veraneio, ecléctica, seguindo o estilo da «casa portuguesa», de Raul Lino, constituída por 3 corpos baixos de diferente volumetria, um deles com torrezinha adossada de 2 pisos, subindo acima da linha dos telhados, telheiros resguardando uma porta de acesso e algumas janelas, azulejos enquadrando portas e janelas, revestindo a platibanda e o coruchéu da torrezinha; vãos neo-góticos no alçado E. e no piso superior da torre. A casa actual englobou a anterior habitação, de 1 piso e sótão, que corresponde à secção N. do corpo central.
Planta composta pela justaposição de 3 rectângulos de diferentes dimensões; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas e coruchéu de 4 águas. Fachada principal virada a S., de 1 piso e 5 panos delimitados por pilastras e rasgados por janelas rectangulares molduradas; o pano central remata num frontão interrompido, centrado por vaso balaústre, os panos laterais são encimados por platibandas simétricas, com frontões triangulares e pináculos na linha das pilastras; a fachada prolonga-se para E. pelo muro que envolve o jardim, rasgado na extremidade por portão e continuando para N. até ao limite do jardim; para O. por muro rasgado por janela em arco quebrado encimada por sineira e por portão coroado por frontão triangular, de acesso a um pequeno pátio. As fachadas dos corpos laterais vislumbram-se para lá destes muros: a O. uma torrezinha de 2 pisos, no qual se rasga a porta principal e janelas em arco quebrado resguardadas por pequenos telheiros no piso superior; a E. um corpo de 1 piso antecedido por alpendre, com acesso por escada. Fachada E. de 1 piso rasgado por janelas de recorte neo-gótico. Azulejos em azul e amarelo sobre branco, com motivos vegetalistas rodeando vasos e cartelas enquadram portas e janelas e revestem a platibanda e o coruchéu da torre. Interior - várias divisões abrindo para um corredor que percorre a casa; no corpo O. 2 salas intercomunicantes, uma delas com uma lareira em mármore neo-barroca; a casa de jantar e um «fumoir» anexo, com janela com vitral, ocupam o corpo E.; no corpo central, a cozinha, os quartos e casas de banho; anexo a um dos quartos um oratório com um vitral com a representação da padroeira. Azulejos de Rafael Bordalo Pinheiro, de temática naturalista numa das casas de banho, neo-árabes na cozinha; silhares de azulejos em azul e branco, neo-barrocos, no pátio e no oratório.
Materiais
Alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e pintada a branco; tabique em algumas paredes internas; coberturas em telha marselha e azulejo; azulejo em revestimentos murais.
Observações
*1 - o arquitecto Guilherme Gomes é também o autor da casa dos Condes de Monte Real, na Avenida D. Carlos I, em Cascais, projectada em 1920.