Casa nobre setecentista, de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, com as fachadas revestidas a cantaria de calcário e cunhais apilastrados, rematando em cornija e beirada simples. Fachada principal mais trabalhada, com os dois pisos definidos por friso, o superior revestido a azulejo figurativo, rasgado por vãos rectilíneos, com molduras simples em cantaria. Os vãos de acesso são em arco abatido e de maiores dimensões. Ao interior acede-se por vestíbulo com pavimento em lajeado, que leva a estreita escadaria de acesso à zona nobre, onde surge o salão, virado à fachada principal. Fachada revestida com painéis de azulejo rococó, sendo alguns dos painéis, resultantes da ampliação do imóvel, no séc. 20, deste período. Possui vários corpos adossados à fachada posterior, resultantes da necessidade de ampliar as dependências camarárias, incaracterísticas. No salão nobre, apresenta azulejos figurativos, com cenas de género, campestres e marítimas, executados no séc. 20. O acesso a esta ostenta arcadas, que rodeavam o patamar do piso nobre, marcando a escadaria.
Planta rectangular irregular, resultante do acrescento de vários corpos, de volume horizontalizado e cobertura homogénea em telhado de oito águas, com quatro mansardas no lado esquerdo, todas com telhados a duas águas. Fachadas revestidas a cantaria de calcário, em aparelho isódomo, com cunhais apilastrados e rematadas em friso, cornija e beirada simples. Fachada principal virada a E., de dois registos definidos por friso e com quatro panos criados por duas ordens de pilastras toscanas, o do lado direito de maiores dimensões. O segundo registo apresenta-se revestido a azulejo policromo, com figuras hagiográficas e elementos decorativos. Possui vãos rectilíneos, com molduras simples em cantaria de calcário, com caixilhos de madeira pintada de branco e vidros simples. Nos três panos do lado esquerdo possui seis janelas de peitoril no piso inferior, a que correspondem seis de sacada no superior, com bacia de cantaria e guardas em ferro forjado. O pano do lado direito é rasgado por porta em arco abatido, ladeado por duas janelas de peitoril, encimadas por três janelas de sacada, semelhantes às anteriormente descritas. Fachada lateral esquerda, virada a S., com dois panos divididos por duas ordens de pilastras toscanas, o do lado direito com janela de peitoril e sacada, tendo painéis de azulejo, com solução semelhante à da fachada principal. O pano do lado esquerdo, de maiores dimensões evolui em três pisos, o inferior revestido a cantaria de calcário e os superiores rebocados e pintados de branco, o primeiro com porta de verga recta e moldura simples e quatro janelas jacentes, surgindo nos superiores, cinco vãos rectilíneos por piso, os intermédios formando janelas de varandim, com guarda de ferro forjado, e os superiores com janelas de peitoril, com caixilharia em guilhotina. Fachada lateral direita, virada a N., também com dois panos definidos por duas ordens de pilastras toscanas, o do lado direito de menores dimensões e marcado por amplo portal em arco abatido no piso inferior e janela de sacada no superior, ladeada por dois painéis de azulejo policromo. O pano do lado direito, bastante amplo, evolui em dois pisos, o inferior com porta de verga recta e três janelas de peitoril, encimados por quatro janelas de peitoril, todas com caixilharias de guilhotina. Casa uma das trapeiras, possui janela rectilínea de guilhotina. Fachada posterior virada a O. composta por vários corpos e panos, com o piso inferior revestido a cantaria e os superiores rebocados e pintados de branco. Na face virada a S. surge porta de verga recta e três janelas jacentes, encimadas por cinco janelas de varandim com guardas metálicas no piso intermédio e cinco de peitoril no superior. Na face virada a O., um corpo destaca-se em ângulo recto, possuindo quatro janelas por piso, as inferiores jacentes, as intermédias de varandim e as superiores de guilhotina. Na face virada a N., porta de verga recta e três janelas de peitoril no piso inferior, encimadas por quatro janelas de peitoril com caixilharias de guilhotina *1. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pequeno vestíbulo composto por duas abóbadas de aresta, rebocadas e pintadas de branco e pavimento em lajeado, com acesso por duas amplas portas, uma frontal e outra na fachada lateral direita. No lado esquerdo, porta de acesso a dependência de atendimento público, surgindo, na zona frontal, uma porta de verga recta que permite o acesso às várias dependências do piso inferior, implantando-se, ao centro, arco de volta perfeita, de acesso a uma escadaria de cantaria, com cobertura de madeira em gamela, ornada por apainelados recortados nos ângulos, com vidro martelado na zona central desenvolvendo-se em quatro lanços, percorridos por baixo silhar de azulejos de pedra torta, formando pequenas cartelas recortadas, decoradas por rocalhas e acantos. No primeiro patim, painel de azulejo policromo, envolvido por moldura fitomórfica entrelaçada, com uma figura de convite, representando um albardeiro, com fundo a azul e branco, representando um palácio e amplo jardim formal. No segundo patim, amplo painel policromo, com moldura recortada internamente, formando rocalhas, que centram um plinto galbado, profusamente ornado por flores e golfinhos, com cartela figurativa, representando uma alegoria à Caridade, ladeada por anjos, rematando em cornija ladeada por dois anjos, onde se ergue cartela contida pelas armas do Município, envolvida por profusa decoração. A escada acede a um espaço de distribuição com silhares de azulejo de padrão azul e branco, tecto plano, rebocado e pintado de branco, e pavimento em laje, para onde abrem portas de verga recta, com molduras de madeira e portadas do mesmo material e vidro simples, encimadas por bandeira, surgindo, em dois dos lados, três e quatro arcos de volta perfeita, assentes em pilares toscanos, os últimos protegidos por vidros foscos. Os vãos acedem a corredores labirínticos, que abrem para várias dependências, onde se situam os gabinetes de trabalho. No lado direito da escadaria, porta de verga recta de acesso a uma antecâmara e ao Salão Nobre, rebocado e pintado de branco, com pavimento de madeira e cobertura formando três apainelados recortados em estuque. A sala é percorrida por 10 painéis de azulejo figurativo, de diferentes dimensões, e vários painéis de preenchimento, em monocromia, azul sobre fundo branco, com molduras recortadas, com profusa decoração de acantos, enrolamentos, festões e anjos, flanqueados por quarteirões de acantos, encimados por urna recortada. Representam cenas de género, galantes, campestres e marítimas. Os painéis de enchimento, na espessura das paredes junto às janelas são preenchidos por quarteirões semelhantes aos das molduras laterais dos painéis.
Materiais
Estrutura em alvenaria de calcário, rebocada e pintada; modinaturas, escadas, pilastras, pilares, arcadas, pavimento em cantaria de calcário; portas e molduras de madeira; janelas com vidros simples; painéis decorativos de azulejo tradicional e azulejo industrial; tectos com estuque.
Observações
*1 - no século 19, era de planta rectangular simples, de volume único, com fachada principal com três panos, o do lado esquerdo com uma porta ladeada por janela e duas janelas de sacada no superior; o imediato, mais elevado, tinha porta em arco abatido no piso inferior, uma porta rectilínea, encimada por duas janelas de sacada e duas pequenas portas que abriam para sacada corrida na zona amansardada; no lado direito, porta ampla de verga recta, ladeada por duas janelas rectilíneas, protegidas por grades em papo de rola, encimadas por três janelas de sacada; possuía seis painéis de azulejo; a fachada lateral esquerda estava adossada e a oposta rasgada por porta em arco abatido e janelas de sacada, ladeada por dois painéis de azulejo.