Arquitectura religiosa, quinhentista e seiscentista. Ermida de planta rectangular irregular, composta por nave antecedida por alpendre aberto e capela-mor, a que foram adossados sacristia e anexo, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira em masseira na nave e em abóbada de berço na capela-mor. A iluminação interior é escassa, de iluminação unilateral, feita através de duas janelas, uma na nave e outra na capela-mor, rasgadas na fachada lateral direita. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga recta e moldura simples e óculo circular. Este eixo é interrompido por alpendre aberto, sustentado por muro revestido a azulejo de padronagem seiscentista e colunas toscanas. Fachadas rematadas em beirada, a lateral direita rasgada por duas janelas e porta travessa, todas rectilíneas e com moldura simples. Interior com coro-alto de madeira e guarda em falsos balaústres, com acesso pelo lado do Evangelho, onde surge um púlpito quadrangular, com bacia em cantaria e guarda torneada com acesso através do anexo. Arco triunfal de volta perfeita acede à capela-mor com retábulo de talha policroma rococó, a que se adapta altar paralelepipédico com frontal de azulejo seiscentista. No lado do Evangelho, sacristia com arcaz simples em madeira. Ermida de fundação bastante antiga, instalada fora da povoação, em local ermo, destacando-se o facto de possuir amplos contrafortes laterais, de perfil recortado, revelando uma feitura tardia, talvez resultante das obras seiscentistas, tendo a ver com a estabilidade da estrutura interior, reforçada por tirantes internos. Na decoração, muito simples, distingue-se a existência de vários painéis de azulejo seiscentista e oitocentista, estes dizendo respeito aos painéis da nave, de carácter figurativo, a maioria resultante de uma aplicação mais tardia, datável do séc. 20, resultando da aplicação de peças adquiridas pelo proprietário. Esta aplicação está documentada no próprio frontal, cujos sebastos não jogam com o registo central, onde figura o martírio do orago. Destacam-se, pela qualidade, os azulejos de padrão que revestem a cobertura da capela-mor, semelhantes aos da Igreja de Marvila de Santarém (v. PT031416120016), constituindo o maior padrão que se conhece, cada um deles composto por 12x12 azulejos.
Planta rectangular irregular, composta por nave, antecedida por pequeno alpendre, e capela-mor, sacristia e anexos adossados ao lado esquerdo, de volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma (anexos), duas (nave e capela-mor) e três águas (alpendre). Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com remates em beirada simples. Fachada principal virada a SO., em empena simples, com cruz latina sobre pequeno plinto paralelepipédico no verso, truncada no lado esquerdo por sineira em arco de volta perfeita e com cruz latina no remate. É rasgada por alpendre aberto, sustentado por muretes revestidos a azulejo de composição seriada, em monocromia azul sobre fundo branco, com padronagem de albarradas, sobre o qual assentam oito colunas toscanas, que sustentam um friso rebocado e pintado de branco e a cobertura. Sobre o alpendre, óculo circular com moldura de cantaria e protegido por grades metálicas. O interior do alpendre, elevado por um degrau, tem cobertura de madeira e pavimento lajeado. Possui bailéus, revestidos a azulejo com padronagem vegetalista e séries de açafates. Fachadas laterais reforçadas por quatro contrafortes de perfis recortados, com a face frontal pintada de amarela. A lateral esquerda, virada a NO., possui porta em arco de volta perfeita na nave e porta de verga recta e moldura simples no corpo anexo, pontuado por mísulas de cantaria. Fachada lateral direita virada a SE., com porta travessa de verga recta e moldura simples, protegida por uma folha de madeira, ladeada por duas janelas rectilíneas com molduras simples e protegidas por grades de ferro. Fachada posterior em empena cega, ladeada pelo corpo da sacristia, também em empena, rasgado por vão jacente com moldura de cantaria e protegido por grades de ferro. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com a nave percorrida por silhar de azulejo de padrão policromo, sobre rodapé monocromo, encimado por pequeno friso, com cobertura de madeira em masseira, em ripado, e pavimento em ladrilho cerâmico. As paredes, reforçadas por dois tirantes metálicos, possuem quatro painéis de azulejo de composição figurativa, em monocromia, azul sobre fundo branco, envolvidos por barras de acanto. Representam, no lado do Evangelho, São Sebastião atado à árvore e Martírio de São Sebastião, surgindo, no lado da Epístola, Julgamento de São Sebastião e São Sebastião na prisão. Coro-alto de madeira, sustentado por quatro pilares do mesmo material, com guarda em falsos balaústres vazados e acesso por escada de dois lanços em madeira e guarda semelhante à anterior. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia de cantaria e guarda de madeira balaustrada com acesso por porta de verga recta e moldura simples, a partir do anexo. No lado oposto, a porta travessa é ladeada por pia de água-benta em calcário, de perfil lobulado. Sobre esta, registo de azulejo, monocromo, azul sobre fundo branco, contendo cartela recortada que integra os atributos do Santo (setas do martírio), rodeado por friso denteado policromo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, protegido por teia de madeira de pau-santo, com suportes torneados. Capela-mor elevada por um degrau de cantaria, com paredes e pavimento semelhantes aos da nave e cobertura em abóbada de berço, integralmente revestida a azulejo de padrão policromo 12x12, envolvido por cercadura. Sobre supedâneo de um degrau, o retábulo-mor de talha pintada de branco, com os elementos decorativos a dourado, de planta recta e três eixos definidos por quatro estípides decoradas por rosetões e querubins, que se prolongam em rocalhas e enrolamentos que decoram o espaldar semicircular do remate. Ao centro, falso nicho, sustentado por quatro pilastras ornadas por acantos e coberto por semicúpula, profusamente ornada por acantos e com pelicano no remate. Os eixos laterais formam apainelados com molduras salientes dourado, ligadas por rosetão, elementos que se repetem no banco. Tem altar paralelepipédico com frontal tripartido, com folhagens laterais, interrompidas por representação do Martírio de São Sebastião, envolvidas por sanefa e sebastos de acantos. No lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia e anexo, esta revestida a azulejo enxaquetado azul e branco, com rodapé de reaproveitamentos vários, onde se integra arcaz em madeira com dois gavetões. Vão rectilíneo acede ao anexo, de onde partem três degraus para o púlpito.
Materiais
Estrutura em alvenaria de calcário, rebocada e pintada; colunas, degraus e modinaturas em cantaria de calcário; coro-alto, guarda do púlpito, caixilharias, arcaz, teia em madeira; pavimento em ladrilho cerâmico; tirantes metálicos; painéis em azulejo tradicional; cobertura em telha.
Observações
*1 - DOF: Palácio do Conde de Castro Guimarães, também denominado «Torre de São Sebastião», incluindo a Capela de São Sebastião, Cruzeiro fronteiro à Capela, painés de azulejo (dois) e parque envolvente.