Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta rectangular composta por nave centralizada inscrita em quadrado, que forma um corredor interno, e por capela-mor rectangular, com coberturas em e iluminada uniformemente pelas janelas rectangulares que se rasgam nas fachadas laterais. Fachada principal harmónica com duas torres sineiras que assentam sobre um corpo tripartido, rasgado por janelas rectilíneas com remates em frontão e portal de verga recta, sendo o pano central rematado em empena recortada. Possui porta travessa na fachada lateral esquerda. Interior com coro-alto sobre asa de cesto, ladeado por dois púlpitos com acesso por portas de verga recta. Tem altares laterais e colaterais e capela-mor marcada por supedâneo com degraus centrais, onde surge o altar-mor, encimado por nicho com o orago. Sacristia com arcaz de espaldar, lavabo de cantaria com espaldar decorado e armário embutido.
Planta rectangular composta por nave, capela-mor e anexos, com coberturas diferenciadas em telhados de duas (capela-mor e anexos) e oito águas na nave. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com amplo soco revestido a cantaria de calcário, com cunhais apilastrados sobre altos plintos paralelepipédicos e remates em friso e cornija. Fachada principal, virada a O., dividida em três panos por pilastras toscanas, o central rematado em empena recortada e com molduras volutadas, encimada por cornija contracurva, de inspiração borromínica e com cruz latina no vértice. O pano central é rasgado por portal de verga recta, com ampla moldura de cantaria e remate em friso e cornija; está encimado por janelão rectilíneo com molduras simples e remate em frontão semicircular. Cada um dos panos laterais é rasgado por pequeno respiradouro rectilíneo e janela rectangular reamtada por frontão triangular, tendo todos caixilharias de madeira em guilhotina e vidros simples. Os panos laterais formam a base de duas sineiras com coberturas em coruchéus bolbosos, rasgadas por quatro ventanas em arcos de volta perfeita e assentes em impostas salientes, com fogaréus sobre o friso e cornija dos remates. As fachadas laterais são semelhantes, com duas janelas jacentes no corpo da torre e com o da nave rematado em cornija, encimado pelo corpo cego e pelo volume do octógono central da nave, todos com beirada simples. Cada uma delas é rasgada por quatro janelas jacentes e janelão rectilíneo, com molduras simples, surgindo, na lateral esquerda, porta travessa de verga recta e moldura simples com acesso por dois degraus. O corpo da capela-mor é rasgado por janela rectilínea com moldura simples, surgindo um respiradouro na lateral esquerda. Fachada posterior marcada pelo corpo da capela-mor e anexos, com tripla empena rematada em cornija, sendo rasgada por três janelas jacentes e duas janelas de peitoril rectilíneas e com molduras simples, estas protegidas por caixilharia de guilhotina. Sobre esta, é visível o corpo da nave e dos corpos que a envolvem. INTERIOR com as paredes revestidas a cantaria de calcário amarelo, com alguns dos elementos estruturais de calcário vermelho, estando dividido em três registos separados por frisos e o inferior por cornija, atenuando a altura do espaço. A nave tem cobertura em falsa cúpula assente em cornija bastante saliente e a capela-mor em falsa abóbada de aresta, ambas rebocadas e pintadas de branco, com pavimentos em lajeado. O portal está protegido por guarda-vento de madeira e vidro, enquadrado por coro-alto inscrito em arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas e com fecho saliente e volutado. O coro-alto assenta em arco em asa de cesto, com o fecho saliente. Para o sub-coro, abrem duas portas de verga recta e molduras simples de cantaria. Nos panos imediatos, surgem duas portas de verga recta, de acesso ao púlpito com bacia ovalada e mísula de cantaria, com guarda de madeira torneada, com acesso por portas de verga recta. Nos imediatos, as capelas laterais com acesso por vãos em arco de volta perfeita, sustentados por pilastras toscanas, dedicadas a Cristo, no lado do Evangelho, e a Santa Teresa de Ávila, no lado oposto. O arco triunfal é de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, com fecho volutado e ornado por acanto, encontrando-se protegido por teia, estando ladeado por dois panos que contêm os retábulos colaterais, dedicados a Nossa Senhora da Piedade (Evangelho) e Nossa Senhora de Fátima (Epístola). Capela-mor elevada por um degrau, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por painéis de azulejo em monocromia, azul sobre fundo branco, formando silhar, com representações figurativas, representando o Aparecimento de Nossa Senhora dos Prazeres a um barco em perigo de naufragar e São Pedro Gonçalves que salva uma caravela em perigo. Nas paredes laterais, duas janelas de verga recta com varadim em balaustrada de cantaria e moldura do mesmo material com pingentes, estando rematadas por frontões semicirculares. Sobre supedâneo de três degraus centrais, com altos socos de cantaria laterais, ostentando almofadados em ponta de diamante com cores distintas, surge o altar paralelepipédico e de madeira, envolvido por madeira pintada com marmoreados fingidos, formando um banco e sotobanco. Ao centro, nicho de volta perfeita, envolvido por elementos de madeira policroma, criando um falso retábulo, com pilastras toscanas e remate em frontão triangular. No centro do nicho, trono de três degraus com a imagem do orago. No lado da Epístola, uma pequena porta de verga recta dá acesso à sacristia, rectangular, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, ostentando silhares de azulejo figurativo, em monocromia, azul sobre fundo branco, representando temas hagiográficos. Tem tecto de madeira pintada de bege e pavimento em lajeado. Tem arcaz de madeira, encimado por espaldar com painéis pintados e oratório central. Possui armário embutido na parede com porta de duas folhas de madeira almofadadas e remate em frontão interrompido. No lado oposto, o lavabo em cantaria, com grande taça rectangular, encimada por espaldar, dividido em seis painéis de cantaria formando rosetões, o central com orifício para alimentar o reservatório, protegido por madeira. Remata em frontão interrompido, semelhante ao do armário.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; paredes interiores, pavimentos, pilastras, volutas em cantaria de calcário; retábulos, portas, guardas de madeira; painéis de azulejo tradicional; janelas com vidro simples; cobertura em telha.
Observações