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Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Assunção encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, seiscentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, ambas com coberturas interiores diferenciadas em abóbada de berço e com iluminação bilateral na capela-mor, sendo a nave iluminada pelos janelões do coro-alto; os dois volumes são ladeados por duas sacristia e anexos. Fachada principal harmónica, com corpo central rematado por frontão triangular, com portal de verga recta e moldura recortada, encimado por três janelas rectilíneas. As torres têm coberturas em coruchéus bolbosos e apresentam ventanas em todas as faces, em arcos de volta perfeita. Interior com coro-alto em cantaria, assente em arco em asa de cesto e guarda torneada, sob o qual se situa o baptistério, no lado do Evangelho. Possui quatro capelas confrontantes, três delas pouco profundas e com acessos por arcos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, sendo uma da Epístola, dedicada ao Santíssimo Sacramento, profunda. Todas têm retábulos de talha dourada do estilo nacional, excepto esta última, com retábulo tardo-barroco, de planta recta e três eixos. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por retábulos colaterais de talha. Sobre supedâneo, retábulo-mor do estilo nacional. A nave e algumas capelas apresentam azulejo de padrão policromo seiscentista, surgindo, na nave e sacristia azulejo figurativo em monocromia, azul sobre fundo branco, de produção joanina. Igreja paroquial que, após o terramoto, assumiu o carácter de matriz, tendo assumido a tutela das duas antigas paróquias de Cascais. A fachada principal denota várias épocas de construção, sendo as torres seiscentistas, algo acanhadas em tamanho, comparando com a fachada, tardo-setecentista, com remate em frontão triangular e amplos janelões, sendo os remates dos vãos do eixo central em cornija, angular a do portal e curva a da janela. A componente ornamental do interior, pode ser considerada um notável exemplo de belo composto no contexto do barroco nacional, pela articulação do revestimento azulejar, com retábulos de madeira entalhada e dourada e pintura, alguma dela proveniente do antigo convento carmelita. A capela do Santíssimo denota uma feitura mais tardia, do início do séc. 19, com retábulo de características tardo-barrocas, onde dominam elementos marmoreados, possuindo grades douradas e azulejo em falso enxaquetado. O frontal de altar da Capela de São Miguel e Almas de inspiração flamenga, semelhante à do Convento da Esperança de Alcáçovas. A sacristia é particularmente rica, com painéis de azulejo e tectos perspectivados, com apainelados figurando elementos cristológicos. Um dos azulejos da nave toma como referência uma gravura de Caspar Luyken, publicada em 1712 em Nuremberga (CORREIA, 2011, p. 64).

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, com anexos e torres sineiras adossadas Às fachadas laterais e posterior, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco em cantaria de calcário aparente, com cunhais apilastrados e remates em friso e cornija. Fachada principal virada a O. com remate em frontão triangular com óculo cego no centro e cruz latina no vértice sobre plinto paralelepipédico. É rasgada por portal de verga recta com dupla moldura recortada, sobrepujado por cornija angular assente em duas mísulas estriadas. Sobre este, três janelões rectilíneos, com molduras recortadas, o central tendo remate em cornija contracurva. O corpo é ladeado por duas torres sineiras com coberturas piramidais com pináculos nos ângulos e no vértice, tendo dois registos, o inferior com pequenas frestas de iluminação e com mostrador de relógio circular no lado direito, surgindo, no superior, quatro ventanas em arco de volta perfeita, surgindo, em cada torre, um sino. Fachada lateral esquerda virada a N. rasgada, nos corpos anexos, por porta de verga recta, ladeada por duas janelas de peitoril e encimadas por três janelas rectilíneas. O anexo da capela-mor tem porta de verga recta e moldura simples de cantaria, com acesso por três degraus. A fachada lateral direita virada a S., é semelhante, tendo, entre os dois anexos duas janelas rectilíneas; na torre sineira, uma janela semelhante com moldura saliente. Fachada posterior em empena, com pequena fresta de arejamento no corpo da capela-mor e duas janelas rectilíneas nos corpos anexos, ambos com remates em empena. Sobre a capela-mor, é visível a parede do arco triunfal, rasgada por janela em arco de volta perfeita, com moldura simples em cantaria. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, possuindo silhares de azulejo, com alto rodapé do tipo seriado, encimado por painéis figurativos. Cobertura em abóbada de berço, sustentada por friso e cornija, com painel central com a representação da imagem do orago. Coro-alto em cantaria, sustentado por arco em asa de cesto e pilastras, com guarda de madeira balaustrada. A ladear o portal, protegido por guarda-vento de madeira apainelada e vidraças, duas pias de água-benta hemisféricas. O sub-coro tem abóbada de aresta, rebocada e pintada de branco, para onde abre, por arco de volta perfeita em cantaria, o baptistério. Confrontantes, duas portas de verga recta e moldura simples, de acesso aos anexos. Confrontantes, duas capelas laterais, com acesso por arcos de volta perfeita, sustentados por pilastras toscanas, e dedicadas a São Miguel e São Pedro. No lado do Evangelho, mais uma capela semelhante, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, tendo, fronteira, uma capela profunda, com acesso por arco de volta perfeita, protegida por grades, com cobertura em abóbada de aresta, decorada por medalhões pintados a dourado, representando atributos da Paixão de Cristo. Na parede fundeira, um retábulo de talha policroma, dedicado ao Santíssimo Sacramento. Entre as duas capelas do lado do Evangelho, púlpito semicircular em cantaria, assente em mísula e com guarda balaustrada, com acesso por porta de verga recta, protegida por guarda-voz. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por capelas colaterais, dedicadas à Virgem. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço, assente em frisos e cornijas e dividida em caixotões, com as paredes opstentando silhares de azulejo de padrão policromo. Sobre supedâneo, retábulo-mor de talha dourada de planta recta e corpo côncavo, de um eixo definido por seis colunas torsas e duas pilastras, que se prolongam em quatro arquivoltas, três torsas, unidas no sentido do raio e fecho em forma de cartela decorado com símbolo eucarístico. Ao centro, tribuna contendo trono expositivo de cinco degraus e maquineta com forma arquitectónica. Altar paralelepipédico, encimado por sacrário em forma de templete, ornado por colunas torsas. No lado do Evangelho acede-se à sacristia principal, de planta rectangular e tecto em abóbada de berço decorado com pintura ornamental e escudo de armas de Portugal, possuindo silhares de azulejo figurativo e amplo arcaz. No lado oposto, uma segunda sacristia, também rectangular e com tecto plano, apainelado, decorado com elementos fitomórficos. Ambas se encontram ligadas por um corredor na fachada posterior.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; modinaturas, pináculos, cornijas, pilastras, pavimentos, pias de água benta, pia baptismal, bacia do púlpito em cantaria de calcário; portas, guarda-vento, guarda do coro-alto e púlpito, coberturas, retábulos em madeira; tectos com elementos em estuque decorativo; guardas e grades em ferro forjado; painéis de azulejo; janelas com vidro simples.

Observações