Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Jardim Serpa Pinto

Jardim Serpa Pinto

O ponto de interesse Jardim Serpa Pinto encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Arquitetura recreativa: Jardim com sobreposição de elementos de caráter romântico com elementos modernos.

Jardim de planta aproximadamente retangular, com o seu maior eixo segundo uma direção N. - S., não vedado, envolto por passeio. Constituído maioritariamente por grandes placas arrelvadas, cortadas por caminhos. Apresenta no seu interior uma grande clareira com placa em posição aproximadamente central de planta semi-elíptica, no meio da qual se situa elemento escultórico figurativo, em bronze sobre plinto constituído por blocos em granito, com a seguinte inscrição esculpida, na base: "Jayme Artur da Costa Pinto. Presidente da Câmara Municipal de 1890 a 1909". Desta placa semi-elíptica, ela própria circunscrita por um caminho pedonal, partem vários outros caminhos que conduzem ao passeio envolvente do jardim. Um deles, retilíneo, conduz para S. outros dois, perpendiculares ao primeiro e também retilíneos, conduzem um para E. e outro para O., e ainda mais dois, suavemente curvilíneos, ligam aos extremos NO. e NE. do jardim. Existe ainda um caminho transversal, serpenteado que, com início junto ao extremo SE. do jardim o atravessa na diagonal intercetando o caminho S. aproximadamente a meio do seu trajecto. Numa outra placa ajardinada, a SE. da clareira central situa-se outro elemento escultórico paralelepipédico, que constitui um monumento comemorativo com inscrições na face principal, alusivas á realização da primeira demonstração pública de futebol. As árvores e os arbustos distribuem-se quase exclusivamente, em redor da referida clareira, estendendo-se a zona arborizada, até aos limites do jardim, encontrando-se entre estas exemplares de: cordilínio (Cordyline australis), freixos (Fraxinus angustifolia), ameixoeira-dos-jardins (Prunus cerasifera), cedros sp., tílias-das-folhas-pequenas (Tilia cordata), palmeiras-das-canárias (Phoenix canariensis), e jacarandás (Jacaranda ovalifolia) e arbustos como o loendro (Nerium oleander), o folhado (Viburnum tinus) e evônimo (Euonymus japonicus). Estes limites são formalizados por sebe viva com cerca de 90 cm. de altura, unicamente a E. e a N. Existem duas zonas de estadia, situadas nas áreas SO e NO. do jardim, respetivamente, inscritas nas referidas placas ajardinadas com cerca de 50 m2 cada uma, pavimentadas por lajetas de pedra calcária não aparelhada, de contornos irregulares. Estas áreas são limitadas por muretes com cerca de 20 cm, que integram alegretes. Na zona estadia situada a NO. localizam-se três bancos. Na zona de estadia situada a SO. está implantado um bebedouro de planta circular em pedra calcária. Existem dois lagos com cerca de 60 cm de profundidade, de planta trapezoidal, localizados de ambos os lados do caminho central que liga a referida placa semi-elíptica ao limite S. do jardim, junto a este mesmo limite. Neste caminho situam-se dois conjuntos de dois pares de bancos dispostos frente a frente. Um destes conjuntos localiza-se junto ao topo N. deste caminho e o outro junto ao seu topo S, em frente aos referidos lagos. Junto a cada núcleo de bancos está uma papeleira em PVC

Materiais

INERTES: Lagos em alvenaria; pavimentos em placas de calcário aparelhado e em macadame, lancis em calcário, elemento escultórico em bronze, plinto em granito, monumento comemorativo em pedra, bancos em ripas metálicas, candeeiros em metal pintado, papeleiras em PVC. VEGETAL: árvores - ameixoeira-dos-jardins (Prunus cerasifera), cedros sp., cordilínio (Cordyline australis), freixos (Fraxinus angustifolia), jacarandás (Jacaranda ovalifolia), palmeiras-das-canárias (Phoenix canariensis), tílias-das-folhas-pequenas (Tilia cordata) e arbustos como o evónimo (Euonymus japonicus), o folhado (Viburnum tinus) e o loendro (Nerium oleander)

Observações