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Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco

O ponto de interesse Igreja de São Francisco encontra-se localizado na freguesia de Vidago (União das freguesias de Vidago no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, maneirista, rococó e revivalista. Igreja seiscentista, de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor mais estreita, com sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, com vãos rasgados em eixo, composto pelo portal de verga recta, com frontão de volutas interrompido, e óculo quadrilobado. Alçados com pilastras nos cunhais, firmados por pináculos, e remates em friso e cornija, sendo os laterais rasgados por portas travessas e janelas em capialço, confrontantes. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço, de estuque, a da capela-mor pintada com uma Adoração do Santíssimo. Coro-alto, púlpito no lado do Evangelho e pia baptismal no sub-coro. Retábulo-mor de estrutura e decoração rococó, sendo os laterais maneiristas e revivalistas, neorococós.

Planta longitudinal simples composta por nave única e capela-mor ligeiramente mais estreita, com sacristia rectangular adossada à fachada lateral esquerda da capela-mor. Volumes escalonados com cobertura de telhado, homogénea a duas águas na nave e capela-mor, e diferenciada, a uma água, sobre a sacristia. Fachadas em cantaria aparente, de aparelho isódomo na capela-mor, com pilastras toscanas nos cunhais, encimadas por pináculos piramidais. Pequeno embasamento percorre o imóvel, com remates em friso e cornija, a qual tem, nos topos, os ângulos inferiores abertos, sendo protegida por telhado e beiral alteados relativamente ao nível da cobertura. Fachada principal em empena truncada por sineira dupla, de vãos em volta perfeita e remate em cornija, com pináculos e cruz centralizada, sobre pequeno plinto. Portal axial em verga recta, com moldura e remate em frontão de volutas interrompido por roseta, encimado por óculo quadrilobado e relógio. Fachadas laterais rasgadas, na nave, por portas de verga recta e duas janelas em capialço, confrontantes, surgindo na capela-mor mais duas janelas com as mesmas características, mas situadas a cotas diferentes. Todas possuem moldura simples de cantaria. Na lateral esquerda, surge um lanço de escada, com guarda de metal, de acesso ao coro-alto por porta de verga recta, e sacristia com porta e fresta rectangulares, ambas com moldura. Fachada posterior em empena com cruz no vértice e, centralizado, nicho semicircular, assente em mísula e em duas pilastras de fustes almofadados, com cobertura semiesférica, decorada com elementos fitomórficos, ladeada por duas volutas e remate em cornija com querubim na pedra de fecho, com inscrição. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril de cantaria com painéis almofadados e pavimento de madeira encerada. Cobertura em falsa abóbada de berço de estuque, com tirantes de metal, assente em cornija, pintada de cinzento e com motivo festonado, sendo iluminada por janelas em capialço. Coro-alto de madeira pintada de azul, assente em quatro mísulas, com guarda balaustrada e iluminado por janela de perfil rectilíneo no interior. O coro prolonga-se, no lado do Evangelho, por plataforma de acesso ao púlpito quadrangular, assente em mísula de cantaria e guarda semelhante à anterior. No sub-coro, junto a pequeno vão de volta perfeita na parede, pia baptismal de taça gomeada, assente em coluna. Portal axial protegido por guarda-vento de madeira, com vidraças. Confrontantes, surgem dois confessionários embutidos na estrutura da parede e, no lado da Epístola, pequeno armário. Junto aos portais, pias de água-benta hemisféricas, de granito. Na nave, quatro retábulos laterais, confrontantes, de talha dourada e pintada de branco inseridos em nicho. São dedicados, no lado do Evangelho, a Nossa Senhora da Saúde e ao Sagrado Coração de Jesus, e, na Epístola, ao Calvário e Nossa Senhora de Fátima. Arco triunfal de volta perfeita acede à capela-mor com cobertura semelhante à da nave, mas pintada de branco, com estrelas douradas e reserva central, representando uma "Adoração do Santíssimo", iluminada por janelas a alturas diferentes, protegidas por sanefas de talha pintada. Sobre supedâneo de dois degraus, o retábulo-mor *1 pintado de branco e creme, com elementos decorativos dourados, de planta côncava e três eixos definidos por colunas marmoreadas, de fuste liso, com o terço inferior estriado e capitéis coríntios, assentes em altos plintos, decorados com rosetões. No eixo central, tribuna com o fundo pintado a imitar o firmamento, trono de quatro degraus com resplendor, a imagem do orago e enorme imagem do Crucificado. Na base desta, o sacrário com porta em forma de templete, com remate em frontão triangular e decorada com custódia e atributos eucarísticos, ladeado por painéis festonados. Nos eixos laterais, duas portas de acesso à tribuna, também festonadas e com sanefas, encimadas por duas mísulas comportando imaginária. Remate em tabela ladeada por pilastras e aletas com putti, tendo escudo bipartido, com o símbolo dos franciscanos e o escudo real, e remate em cornija angular. Altar em forma de urna com frontal festonado. Ara de altar simples, assente em dois pilares estriados. No lado do Evangelho, porta de acesso à sacristia, com paredes rebocados e pintadas de branco, pavimento de madeira e tecto do mesmo material, em gamela, com lavabo granítico com espaldar rematado em cornija e carranca a formar a bica, armários embutidos nas paredes e arcaz de madeira.

Materiais

Estrutura de cantaria granítica, aparente no exterior e rebocado e pintado de branco no interior; embasamento, frisos, cornijas, pilastras, molduras dos vãos, base do púlpito, pia baptismal, pias de água-benta, lavabo, escadas e outros elementos em granito; pavimento de madeira; cobertura interior em estuque na igreja e em madeira na sacristia; retábulos de talha; parapeito do púlpito e do coro-alto, portas, guarda-vento em madeira; cobertura exterior em telha; gradeamento e portãos do adro em ferro.

Observações

*1 - as imagens que o compõem e o símbolo no escudo do remate, levam à formulação da hipótese de ser proveniente de um convento franciscano masculino.