Aglomerado proto-urbano. Povoado da Época romana com ocupação medieval. Povoado fortificado / castro de planta elipsoidal, circundado por três linhas de muralhas reforçadas. As muralhas são reforçadas por um campo de pedras fincadas e existem rampas de acesso adossadas à muralha.
Povoado de planta elipsoidal definido por três linhas de muralhas, construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal e irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda; o sistema defensivo é ainda reforçado, a NE. a N. - NE., por um campo de pedras fincadas. A primeira e a segunda linha de muralha circundam o povoado, estando bastante próximas entre si, enquanto que a terceira linha só está testemunhada a NO. num lanço com c. de 10 m de extensão. A primeira muralha, que atinge uma espessura de c. de 5 m, apresenta três portas, a N., E. e SO., tendo sido detectadas cinco rampas de acesso, enquanto que a segunda muralha apresenta uma única entrada a N. - NE.. A estrutura interna apresenta, na zona escavada, uma fiada de construções rectangulares adossadas à muralha, com a parede divisória comum, possuindo uma abertura para um arruamento, que partindo da porta E. bifurca para cada um dos lados desta, acompanhando o contorno da muralha. Este caminho, calcetado por lajes de granito, segue, para além das direcções referidas, para O., circundando, aparentemente, o maciço rochoso que coroa a estação, no qual existem vestígios de uma construção circular, que o aproveita para assentamento do alicerce. Em situação idêntica, embora a cota inferior, identificou-se outra construção, desta feita de planta rectangular. Um outro conjunto de casas, existentes na parte central do recinto, apresentam igualmente um formato rectangular com parede divisória comum, estando perfeitamente alinhadas e com porta para o mesmo lado, o que faz supôr a existência de um arruamento que as serviria. As paredes das construções apresentam dois paramentos.
Materiais
Muralhas e construções em granito; cobertura de construções com tegula e imbrex; arruamentos pavimentados com lajes graníticas; rampas de acesso às muralhas construídas com blocos de granito.
Observações
A reconstituição das estruturas está assinalada com uma camada de cimento. O espólio exumado é constituído por tijolos, tegula, imbrex, cerâmica comum, sendo uma elevada percentagem de cerâmica medieval, sigillata, cossoiros, um dos quais reaproveitando um fragmento de sigillata, sigillatas claras e estampadas, vidro, contas de colar de pasta vítrea, mós manuárias rotativas, peças em bronze, escória de ferro e um conjunto de numismas do séc 04. Parte do espólio está depositado no Museu da Região Flaviense, em Chaves. As pedras fincadas estão derrubadas.