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Capela do Senhor do Bom Caminho

Capela do Senhor do Bom Caminho

O ponto de interesse Capela do Senhor do Bom Caminho encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias da Madalena e Samaiões no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, tardo-barroca. Capela de planta longitudinal simples e espaço interior único, coberta com abóbada de berço em estuque e iluminada pelas janelas laterais. Fachada principal terminada em friso e cornija recta encimada por espaldar recortado, com cartela inscrita no tímpano, rasgada por portal de verga curva, moldurado, sobrepujado por falso frontão contracurvado. Fachadas laterais rematadas por friso e cornija, com cunhais apilastrados e janela de capialço, de moldura recortada, a iluminar a zona do altar-mor, tendo a lateral esquerda sineira sobre a beirada. Interior com pia de água benta e retábulo-mor tardo-barroco, de planta recta e um eixo.

Planta longitudinal, rectangular, de massa simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, terminadas em duplo friso e cornija de cantaria, sobreposta por beirada simples, com pilastras toscanas nos cunhais, sobrepujadas por pináculos adelgaçados assentes em plintos paralelepipédicos. Fachada principal voltada a S. terminada em friso e cornija recta, coroada por espaldar recortado, com moldura ovalada definida exteriormente por volutas e folhagens, com cartela inscrita no tímpano, rematada por cruz latina sobre acrotério. Portal de verga curva, recortada nos ângulos, com folha de acanto na pedra de fecho, sobrepujada por falso frontão contracurvado, moldurado e decorado com volutas e concha no fecho. Fachadas laterais rasgadas, na zona do altar-mor, por ampla janela de capialço, com moldura recortada nos ângulos e topos, tendo a esquerda, sobre a beirada, sineira de uma ventana, em arco de volta inteira sobre pilastras toscanas, terminando em empena truncada de ângulos curvos. Fachada posterior cega, terminada em empena de friso e cornija. INTERIOR de espaço único, rebocado e pintado de branco, iluminado pelas janelas confrontantes, com pia de água benta do lado da Epístola. Sobre o supedâneo em granito, surge o retábulo-mor, inserido na parede testeira, num arco de volta perfeita, de chave relevada, sobre pilastras toscanas, pintadas a marmoreados fingidos a rosa e azul. Retábulo de talha policromado a branco com apontamentos dourados, de planta recta e um eixo, definido por duas estípetes e duas falsas pilastras, estas de fuste sobreposto inferiormente por mísulas e terminadas em acantos recortados, suportando ático em espaldar curvo, terminado em cornija, decorado com elementos fitomórficos e coração inflamado envolvido por resplendor; ao centro, abre-se nicho de perfil curvo, com moldura envolvente, albergando imagens. Mesa de altar, paralelepipédica, com frontal de cinco panos e marcando sanefa, pintado a imitar tecido adamascado. Pavimento em lajes de granito e tecto em abóbada de berço, estucado e pintado de branco.

Materiais

Estrutura, cunhais, friso e cornijas de remate, elementos decorativos, pia de água benta e pavimento de granito; porta e janelas de madeira; retábulo de talha policroma e dourada; grades do portal e das janelas e cancela do adro de ferro; cobertura exterior de telha de aba e canudo.

Observações