Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Mairos

Igreja Paroquial de Mairos

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Mairos encontra-se localizado na freguesia de Mairos no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Igreja paroquial seiscentista ou setecentista, de planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial e bilatereal e com tetos de madeira. Fachadas em cantaria aparente, a principal terminada em empena e rasgada por porta em arco de volta perfeita, de aduelas largas, e óculo. Nas fachadas laterais abrem-se frestas de capialço e portas travessas em arco, de volta perfeita, de aduelas largas. A fachada posterior é cega e termina em empena reta. No interior possui púlpito no lado do Evangelho, dois retábulos colaterais tardo-barrocos e retábulo-mor em talha dourada, de planta côncava e um eixo, em barroco nacional. A cobertura da capela-mor é de apainelados.

Planta retangular composta por nave e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrada, e sacristia retangular. Volumes articulados com coberturas em telhado de duas águas na igreja, de uma na sacristia e de quatro na torre, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, com as juntas tomadas e pintadas de branco, terminadas em cornija, tendo os cunhais da igreja coroados por pináculos tipo pera sobre acrotérios. Fachada principal virada a O., terminada em empena, com friso e cornija, coroada por cruz latina, biselada, sobre acrotério; é rasgada por portal de arco em volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos, com a aduela de fecho sobreposta por cartela inscrita, e por óculo circular. Sensivelmente recuada da frontaria, surge a torre sineira, com cobertura piramidal, coroada por cruz latina de cantaria; é rasgada por fresta e superiormente tem relógio circular, que surge também na face lateral e posterior; em cada uma das faces rasga-se vão em arco de volta perfeita, moldurado, albergando sino; na face posterior abre-se vão retilíneo. Fachada lateral esquerda com a nave rasgada por fresta de capialço e porta travessa em arco de volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos; a sacristia é rasgada por porta de verga reta. Fachada lateral direita rasgada por três frestas de capialço e porta travessa em arco de volta perfeita, de aduelas largas; na capela-mor, abre-se fresta de capialço. Fachada posterior com a capela-mor cega e terminada em empena reta, e a sacristia, terminada em meia empena, e rasgada por janela retangular, gradeada, possuindo ao lado bacia de despejos do lavabo. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhar de azulejos policromos formando silhar, pavimento de madeira e cobertura em falsa abóbada de berço, de madeira, sobre cornija de cantaria. Os vãos apresentam sanefas em talha pintada de bege e dourado, rematadas com espaldares vazados. Coro-alto de betão, com zona central avançada, possuindo guarda em ferro e sendo acedido no lado do Evangelho, a partir da torre sineira; no sub-coro, apresenta ao centro guarda-vento de madeira, com vidros policromos, e lateralmente dois confessionários. No lado do Evangelho dispõe-se púlpito de bacia retangular, sobre mísula volutada, tendo guarda em balaustrada e acesso por porta de verga reta. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras, ladeado por dois retábulos colaterais, em talha pintada de bege e dourado, de planta reta e um eixo. A cobertura da nave é pintada, tendo ao centro ampla cartela recortada com a representação da Anunciação, enquadrada por outras representando Adoração dos Pastores (Evangelho) e Cristo entre os Doutores (Epístola), Visitação e Circuncisão. Na capela-mor, sobre supedâneo de um degrau dispõe-se o retábulo-mor, em talha dourada, de planta côncava e um eixo. Cobertura de apainelados, representando Adoração da Custódia e outros símbolos eucarísticos.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; juntas com cimento pintado; cruzes, pináculos, pia batismal, pias de água benta, bacia do púlpito e outros elementos em cantaria de granito; retábulos de talha pintada e dourada; coro-alto em betão; guarda do coro-alto e grades em ferro; guarda do púlpito em madeira entalhada; pavimento de soalho de madeira; tetos de madeira, pintados; vidros martelados policromos; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO.