Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor. Fachada principal com portal de verga recta, encimado por friso e frontão triangular. Alçados com cunhais apilastrados e remates em cornija, sendo, o lateral direito, rasgado por porta travessa. Existência de sineira. Coberturas de madeira e retábulo de talha dourada do estilo nacional.
Planta longitudinal e massa horizontal formada por um corpo rectangular de remate posterior poligonal, coberta por telhado de 6 águas. Fachada principal virada a O. possuindo entablamento de friso liso coroado por sineira de ventana de arco de volta perfeita entre pilastras molduradas e com enrolamentos na base, encimada por cruz latina de secção circular. Portal de lintel recto entre pilastras lisas, possuindo frontão angular com pináculos laterais embebidos, de corpo em pirâmide, sobre plinto e remate esférico. Púlpito exterior quadrangular, lateral, de pedra, tendo nas faces moldura quadrangular rebaixada com losango inscrito, assente sobre plinto moldurado do mesmo tipo. Fachadas de remate em cornija sendo as posteriores e a lateral N. cegas, apresentando-se a fachada lateral S. com embasamento proeminente, porta central de lintel recto e janela rectangular elevada, situada no pano correspondente à capela-mor. INTERIOR de espaço diferenciado, iluminado por uma única janela de vão rectangular aberta na parede S. da capela-mor, sendo a ligação entre a nave e a capela-mor sublinhada por um arco de volta perfeita apoiado em impostas molduradas. Nas paredes laterais da nave, junto do arco triunfal, armários embutidos com porta de 2 folhas. Tecto da nave em madeira com estrutura octagonal formando caixotões pintados de azul e com rosetas douradas no cruzamento das nervuras. Tecto da capela-mor de madeira com estrutura hexagonal formando caixotões poligonais com um pentagonal no centro possuindo representações em pintura polícroma de cenas da vida de santos. Retábulo-mor de talha dourada com nicho entre 2 arquivoltas sobre colunas pseudosalomónicas com decoração composta por cachos de uva, parras, pássaros, anjinhos e enrolamentos de folhagens. No exterior, cruzeiro sobre soco quadrangular de 2 degraus, plinto cúbico com chanfros verticais suportando cruz latina lisa de secção octogonal.
Materiais
Estrutura de granito, paredes de alvenaria rebocada com cantaria aparente nas pilastras, entablamentos e molduras dos vãos. Cobertura externa de telhado de 6 águas. Cobertura interna de caixotões de madeira tecto e retábulo do altar de madeira, gradeamento e portão do átrio de ferro.
Observações