Arquitetura religiosa, seiscententista e setecentista. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial e bilateral e cobertura em falsa abóbada de berço. Fachadas de cunhais apilastrados e terminadas em friso e cornija, a principal terminada em empena truncada por dupla sineira e rasgada por portal de verga encimada por friso de volutas interrompido, óculo polilobado e janelas jacentes de capialço. Nas fachadas laterais rasgam-se janelas retilíenas e, na lateral esquerda, porta travessa; a posterior é cega e termina em empena reta. Interior com coro-alto de madeira, púlpito no lado da Epístola, dois retábulos laterais confrontantes, dois colaterais barrocos e retábulo-mor barroco, de planta reta e três eixos.
Planta retangular composta de nave única e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, de três na capela-mor e de uma na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria, cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais almofadados com bolas, e terminadas em friso e cornija. Fachada principal virada a SE., terminada em empena truncada por dupla sineira, em arco de volta perfeita sobre pilares almofadados, rematada em cornija reta encimada por pináculos piramidais almofadados com bola e por cruz latina central, sobre acrotério. É rasgada por portal de verga reta, de moldura percorrida por frisos, encimado por entablamento e frontão de volutas interrompido por flor-de-liz; sobrepuja-o óculo polilobado fechado por relógio e ladeia-o dois vãos jacentes de capialço. Fachada lateral esquerda rasgada, na nave, por duas janelas retilíneas e porta travessa de verga reta e, na capela-mor, por janela de capialço; na oposta abre-se porta de verga reta de acesso ao púlpito e ao coro, precedida por escada de pedra com guarda de ferro, e janela de capialço no topo da nave; junto a esta, sobressai corpo retangular de cantaria aparente; na sacristia, abre-se virada a SE. porta de verga reta e janela de capialço. Fachada posterior cega, com capela-mor terminada em cornija reta e a sacristia em meia empena. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e com silhar de azulejos de composição figurativa, recentes, pavimento em soalho de madeira envernizada e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque, sobre cornija de cantaria. Possui coro-alto de madeira sobre mísulas, púlpito no lado da Epístola, sobre mísulas com decoração fitomórfica e balcão de interligação ao coro e dois retábulos laterais, confrontantes, de talha policroma. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas, ladeado por dois retábulos colaterais, de talha policroma e dourada, superiormente interligados por apainelados de talha. Na capela-mor, o retábulo-mor, de talha dourada, apresenta planta reta e três eixos.
Materiais
Estrutura rebocada e caiada; cunhais, pináculos, frisos, cornija, molduras dos vãos, pias de água benta, mísulas e outros elementos em cantaria de granito; portas de madeira; grades de ferro; vidros simples; coro-alto de madeira; guarda do púlpito e do coro em balaustrada de madeira; retábulos em talha policroma e dourada; pavimento em soalho de madeira envernizada; cobertura de estuque; cobertura e beiral em telha.
Observações
EM ESTUDO