Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Forte de São Francisco

Forte de São Francisco

O ponto de interesse Forte de São Francisco encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitetura militar, seiscentista. Forte de planta em estrela regular, com quatro baluartes pentagonais destacados nos ângulos de um retângulo, com reparo de escarpa exterior em talude, reforçada parcialmente por sapata, em alvenaria de granito de aparelho irregular e em cantaria de aparelho regular nos cunhais, rematada por cordão e parapeito liso, com o topo em rampa, tendo nos ângulos flanqueados guaritas, circulares, em cantaria, assentes em mísulas circulares, rematadas por cornija e cobertas por domo. Portal principal em arco de volta perfeita, flanqueado por pilares suportando segmento de frontão, encimado por espaldar, com escudo nacional e terminado em frontão interrompido, e guarita hexagonal, com coberta piramidal, precedido por ponte levadiça e com trânsito abobadado e seccionado por tripla porta. Possui estrutura semelhante ao vizinho Forte de São Neutel (v. IPA.00024096), edificado durante as Guerras da Restauração, e integrava-se no sistema fortificado abaluartado da cidade de Chaves, onde fechavam as cortinas da praça de armas, constituindo como que um reduto. Destacam-se as guaritas assentes em mísulas circulares compostas por vários toros sobrepostos, semelhantes à mísula da troneira da muralha medieval da cidade, e em especial a que se dispõe sobre o portal principal, de talhe mais cuidado, que é facetada, com frestas molduradas e cornija avançada sustentando a cobertura. De referir ainda o postigo disposto numa das fachadas laterais, para serviço dos frades do convento, de grande simplicidade, e o da frente oposta, que deverá ser muito recente e cuja construção interrompeu o reparo.

Forte com planta em estrela regular, composto por quatro baluartes pentagonais destacados nos ângulos de um retângulo. O reparo levantado, apresenta escarpa exterior em talude, parcialmente percorrida por sapata, em alvenaria de granito de aparelho em fiadas irregulares, e em cantaria de aparelho regular nos cunhais, rematada em cordão, inexistente a N. e O., e parapeito liso, com o topo em rampa. Em alguns ângulos flanqueados tem guaritas, de planta circular, em cantaria de granito, assentes em mísulas também circulares de toros escalonados, rematadas por cornija e cobertura em domo. Fachada voltada a S. com cortina central rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas dispostas em cunha, enquadrado por possantes pilares que suportam fragmentos de cornija, tendo ao centro espaldar alteado, com as armas de Portugal, terminado em frontão interrompido por bola, e sobrepujado por guarita hexagonal, seccionada inferiormente pelo cordão, rasgada por frestas molduradas e terminada em cornija, sobre a qual assenta a cobertura piramidal coroada por pináculo também piramidal; ladeiam o espaldar os sulcos verticais para recolher as traves de ferro de suporte da ponte levadiça que a precede, em madeira, sustentada por duas correntes de ferro. A cortina na frente lateral virada a O. é rasgada, junto ao baluarte SO., por portal em arco de volta perfeita, de chave saliente, sobre falsas pilastras toscanas, enquadrado por moldura retangular terminada em friso e cornija reta, coroada por brasão com as armas de Portugal. A cortina na frente lateral virada a E. é rasgada, junto ao baluarte SE., por portal em arco de volta perfeita, sendo acedida por escadaria de pedra. O principal acesso ao INTERIOR do forte é feito pelo portal virado a S., que possui transito coberto por abóbada de berço, seccionado em dois espaços por pilares, conservando os vestígios de tripla porta, com pavimento empedrado, tendo o portal na face interna arco de volta perfeita, chave saliente, sobre pilastras toscanas; à direita do transito, uma porta de verga reta acede a casamata, adaptada a taverna. À saída do trânsito estrutura-se uma ampla avenida, arborizada e ladeada por muros de pedra, desembocando num largo de distribuição para os diferentes edifícios que constituem a Pousada, composta por vários núcleos: a E. o antigo Convento de São Francisco e o primitivo hospital do forte, interligados atualmente por novos corpos que se adossaram para ampliação do espaço; ainda neste quadrante, no terrapleno dos baluartes NE. e SE., existe a piscina e corte de ténis e amplas áreas ajardinadas, interligadas com passeios, fontes e pias de pedra; na metade poente, dispõe-se edifício em L, invertido e irregular, ampliando e interligando os antigos edifícios militares, com salões de banquete, salas comuns, receção, foyer, quartos, arrumos e uma galeria de arte.

Materiais

Paramentos das muralhas em alvenaria e cantaria de granito; placas e estruturas de betão; portas e ponte levadiça de madeira; traves e correntes que sustentam ponte levadiça, em ferro.

Observações

*1 - O Forte de São Francisco foi classificado conjuntamente com o Castelo de Chaves e restos da fortificação abaluartada na cidade (v. IPA.00005693) e o Forte de São Neutel (v. IPA.00024096).