Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pousada de São Francisco

Pousada de São Francisco

O ponto de interesse Pousada de São Francisco encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Convento franciscano Capucho da Província da Soledade, com igreja de estrutura maneirista, de planta retangular composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente amplamente iluminada e com coberturas em falsas abóbadas de berço, de estuque, e por campanário, com duas sineiras, e zona regral com claustro quadrangular desenvolvida à direita. Fachada principal da igreja terminada em frontão triangular sem retorno, integrando nicho no tímpano, e possuindo nártex, rasgado por três arcos assentes em pilastras toscanas, o central maior, e superiormente janela de moldura simples. Os arcos do nártex são sublinhados por friso horizontal, coroado por pináculos no alinhamento das pilastras. No interior tem coro-alto sobre arco abatido, púlpito no lado do Evangelho, sobre mísula volutada e com guarda plena de talha, retábulos colaterais tardo-barrocos, de talha policroma de corpo reto e um eixo, e retábulo-mor, igualmente tardo-barroco, mas de corpo côncavo e três eixos. À fachada lateral esquerda adossa-se capela com abóbada decorada com pinturas murais barrocas. Na sacristia, destaca-se o lavabo, com nicho longilíneo, concheado e albergando taça sobre mísula volutada e com bica em fénix, envolto em profusa decoração vegetalista. As fachadas da zona regral têm cunhais de cantaria, rasgadas por vãos retilíneos, com janelas de peitoril de molduras simples, numa fachada com vaseiras. O claustro tem dois pisos, de ordem toscana, o primeiro com arcada, de arcos abatidos sobre colunas, e o segundo por colunata, com cornija sobre colunas, assente em murete. Conserva visível parte da antiga estrutura de condução das águas pluviais nos pilares de ângulo, como era comum nos conventos franciscanos. O convento segue as características gerais da Ordem, ainda que a adaptação a Pousada, com a construção de novos corpos a interligá-lo ao antigo hospital do forte, tenha deixado descontextualizados alguns elementos, como a chaminé, verificando-se, no entanto, notória preocupação de conservar as estruturas antigas. O antigo hospital militar, conserva a sua estrutura exterior, caracterizada pela sobriedade e regularidade de fenestração, com janelas de peitoril de molduras recortadas nos ângulos superiores e formando falsos brincos retos.

Planta irregular formada por igreja, de planta retangular, composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossada à fachada lateral esquerda a capela de São João Baptista, retangular, colocada transversalmente, e à fachada lateral direita campanário e as antigas dependências conventuais à volta de claustro quadrangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, na zona conventual integrando claraboias. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais e terminadas em cornija de cantaria ou de betão, rematada em beirada simples. Fachada principal virada a O., a igreja com pilastras coroadas por pináculos, rematados por esfera e assentes em plintos paralelepipédicos almofadados, e terminada em frontão triangular sem retorno, coroado por cruz latina sobre acrotério volutado. É rasgada por três vãos, em arco de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, o central de maiores dimensões, envidraçados, enquadrados por friso vertical que arranca das pilastras e por cornija reta, com esferas sobre plintos embebidos, dispostos nas extremidades; superiormente abre-se janela retangular, moldurada. No tímpano, surge nicho, em arco de volta perfeita, almofadado, sobre pilastras toscanas, com aletas laterais, interiormente concheado e albergando imagem, encimado por friso, cornija sobreposta por cartela e elementos volutados. Capela lateral adossada, sensivelmente recuada, com pilastras coroadas por pináculos piramidais coroados por bola, rasgada de ambos os lados por janela retangular jacente, com moldura de capialço. Campanário definido por pilastras nos cunhais, rasgado por dois óculos circulares e, sobre a cornija, terminado por duas sineiras, em arco de volta perfeita, sobre pilastras, rematada por cornija reta sobrepujada por frontão volutado vazado por óculo polilobado, coroado por fogaréus e bola central. Fachada lateral N. marcada, na nave, pelo arranque de antigas estruturas adossadas, e rasgada por três janelas, uma quadrangular e duas retangulares, de capialço, e uma outra semelhante, na capela-mor, todas gradeadas. Fachada posterior terminada em empena de cornija coroada por cruz latina sobre acrotério, rasgada por janela quadrangular, moldurada. As restantes fachadas, de volumetria horizontalista, são rebocadas e pintadas de branco, com dois pisos, de cunhais apilastrados, rasgadas a ritmo regular por portas de verga reta e janelas de peitoril retilíneas, com molduras de cantaria, simples ou com ligeiro recorte e chave saliente no corpo do antigo hospital; os corpos modernos têm alguns paramentos, as molduras dos vãos e pilares de estrutura alpendrada pintados de verde. o corpo disposto de ângulo na fachada principal, possui as janelas do segundo piso ladeadas inferiormente por vaseiras de cantaria e os dois que se adossam ao campanário, têm volumes escalonados, um deles rasgado por janela retangular alta e o outro por porta entre duas janelas retangulares, ambas gradeadas. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco. O nártex, com pavimento lajeado integrando tampa de sepultura inscrita e teto em abóbada de aresta, de três tramos, possui três portas de verga reta: a central, de acesso à nave, e as laterais, confrontantes, para a capela de São João Baptista (esquerda), moldurada e encimada por frontão triangular, e para o edifício conventual (direita). A capela tem lateralmente, sob as janelas jacentes, vãos quadrangulares correspondentes a antigos armários embutidos e, na parede testeira, nicho em arco de volta perfeita, de aparelho aparente, albergando imaginária, com moldura retangular de talha interiormente recortada no topo; pavimento em cantaria com supedâneo contracurvo de dois degraus e cobertura em abóbada de berço com pinturas murais representando quadraturas, cartelas recortadas com símbolos Marianos, seguras por anjos, e com bocete volutado dourado no centro; no meio da capela, surge pia de água benta circular, de bordo saliente, sobre pé cilíndrico. Nave com coro-alto sobre arco abatido, sustentado por duas mísulas, com guarda em gradeamento de ferro sobre base de madeira, de perfil curvo ao centro. No sub-coro, guarda-vento de madeira, com pintura a marmoreados fingidos a castanho e azul. Lateralmente, as amplas janelas da nave são encimadas por sanefas de talha com marmoreados fingidos; no lado da Epístola, surge púlpito de bacia quadrangular, sobre mísula volutada e folha de acanto, e guarda plena de madeira com pintura a marmoreados fingidos e apontamentos dourados, decorada por florão e grinaldas, acedido por porta de verga reta a partir do claustro. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, sobreposto por sanefão, de talha policroma a azul, rosa, beije e dourado, de perfil recortado e decorado com concheados, segmentos de cornija cartela central segura por dois anjos e lambrequim. É ladeado por dois retábulos colaterais, de talha policroma e dourada, de corpo reto e um eixo, postos de ângulo. Pavimento em taburnos de madeira com guias de granito e teto em abobada de berço sobre cornija de cantaria. Capela-mor iluminada por duas janelas de capialço encimadas por sanefa de talha policroma, abrindo-se no lado do Evangelho amplo vão em arco de volta perfeita, em cantaria aparente, e, no lado da Epístola porta de verga reta para a sacristia. Sobre o supedâneo de perfil contracurvo, de três degraus, surge o retábulo-mor, em talha policroma a rosa, azul e dourado, de corpo côncavo e três eixos, definidos por quatro colunas, de fuste marcado no terço inferior com motivos vegetalistas e depois com falsa espira fitomórfica, assente em plintos paralelepipédicos com almofadas e motivos vegetalistas, e de capitéis coríntios. No eixo central, abre-se tribuna, em arco de volta perfeita, com moldura dourada, interiormente pintada e com teto em caixotões, albergando trono expositivo, com cinco degraus octogonais, sobrepujado por imaginária sobre plinto vegetalista; nos eixos laterais, surgem nichos, em arco de volta perfeita, com acanto no fecho, e tendo mísulas sustentando imaginária. A estrutura remata em fragmentos de frontão encimado por tabela, delimitada por pilastras sobrepostas por anjos e ladeadas por aletas, interrompida por ampla cartela recortada com as armas de Portugal, com coroa, terminado em cornija recortada. Parcialmente integrado ao centro do sotobanco, dispõe-se o sacrário, tipo templete, terminado em cornija contracurva e com porta decorada por custódia. Pavimento em madeira e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque, sobre cornija de madeira. A sacristia tem pavimento lajeado e conserva numa parede, nicho longilíneo, em arco de volta perfeita sobre pilastras toscanas, almofadadas, interiormente concheado e albergando lavabo com taça circular, gomeada, sustentada por mísula fitomórfica e, sobre a taça, fénix com bica; o nicho é envolvido por ampla decoração fitomórfico enrolada. Claustro quadrangular de dois pisos, separados por cornija de betão e tendo nos ângulos pilares, conservando visível parte do antigo sistema de condução das águas pluviais, sendo o primeiro piso estruturado por quatro arcos abatidos, sobre três colunas toscanas, e o segundo por colunata toscana, com as colunas, as dos extremos embebidas, assentes em plintos paralelepipédicos; ambos os pisos têm os vãos envidraçados. As alas do primeiro piso têm pavimento lajeado e portas de verga reta de acesso aos diferentes compartimentos, tendo escadaria lateral, de pedra, para o piso superior. No primeiro piso ficam a sala de jantar, salas de estar, o bar, que mantém isolado antiga chaminé, assente em pilares facetados, sobre plintos, a receção, serviços administrativos e auditório e no segundo piso quartos e espaços comuns; no sótão ficam os arrumos. Nestes vários espaços, surgem integrados alguns elementos do antigo convento, como nichos, um lavabo de espaldar retangular decorado com carranca, ladeado por aletas, terminado em cornija encimada por reservatório concheado com moldura recortada de elementos fitomórficos e com bacia retangular. A antiga cisterna do forte, possui as paredes em cantaria aparente, pavimento de lajes e cobertura em abobadilha de tijolo com arcos diafragma em cantaria, e orifício central quadrado, ali funcionando atualmente a garrafeira.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; pilastras, colunas, molduras, pináculos, sineiras, lavabos, nichos e outros elementos em cantaria de granito; placas e estruturas de betão; retábulos, púlpito, sanefas, sanefão e guarda-vento em talha policroma; pavimento em lajes de cantaria e madeira; pinturas murais; abobadilha de tijolo; sinos de bronze; grades em ferro; cobertura de telha.

Observações