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Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo

Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo

O ponto de interesse Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) no municipio de Tavira e no distrito de Faro.

Arquitectura religiosa, rococó, neoclássica. Igreja conventual de carmelitas descalços, de planta em cruz latina com uma só nave de quatro tramos. Retábulos da nave rococó, retábulos colaterais neoclássicos, retábulo-mor eucarístico; teto com arquiteturas perspetivadas ilusionistas. Igreja emblemática do rococó nacional e uma das mais sumptuosas do Algarve, destacando-se a retabulística polícroma e dourada rococó e neo-clássica, nomeadamente o retábulo-mor, referência da talha nacional, dos mestres Domingos de Almeida e Patricio Malatesta; a pintura sobre madeira do tecto da capela-mor, de caracter ilusíonistico, dos melhores exemplares da região, do pintor louletano Joaquim José Rasquinho, juntamente com as telas das paredes laterais com episódios da vida de Santo Elias.

Planta composta pelo corpo da igreja de nave única, transepto e capela-mor, pela sacristia, anexo e dependências conventuais; volumes articulados, cobertura diferenciada em telhado de duas águas (na nave e capela), de quatro e duas águas na parte conventual, em domo com lanternim no cruzeiro. IGREJA: fachada principal a S. com quatro corpos: corpo central de um só registo, delimitado por cimalha com cunhais com embasamento de cantaria soco e cimalha em massa e frontão recortado com quatro urnas, cruz de ferro e painel de azulejos no tímpano; portal de verga recta arquitravada ladeado por colunas de capitéis jónicos; embasamento e frontão borrominesco com armas carmelitas; sobre o portal, janelão de verga recta arquitravada com frontão triangular; corpos laterais delimitados por soco e cimalha com beirado com janelões emoldurados de massa; adossado a O. campanário com três sineiras sobre platibanda e um vão de verga recta com ornamentação em massa. Fachada a N. com nartex de três arcos planos em cantaria, encimados por janelão de verga curva e portal com a inscrição de 1792. INTERIOR: nave com pavimento em soalho de tábua corrida e cobertura em abóbada de berço, de 4 tramos marcados por arcos torais descarregando em pilastras, ambos de massa pintada a cinza simulando cantaria; coro-alto assente em arco abatido de cantaria sobre mísulas pétreas; no pavimento do subcoro, de cada lado, lápide sepulcral epigrafada; três altares de cada lado encimados por três janelas; do lado da Epístola o altar de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Efigénia e de Santa Teresa de Ávila; do lado do Evangelho os altares de Santo António, São Simão Stock e de Santo Elias; todos os altares são em madeira pintada simulando cantaria e apresentam retábulos e mesas de altar de madeira e talha dourada e polícroma; zona dos altares laterais elevada, separada da nave por degrau contínuo pétreo, com pavimento de ladrilho preto e branco, que se prolonga pelo subcoro; de cada lado, afrontados, um púlpito, de caixa de madeira sobre bases pétreas com marmoreados, com acesso por portas de molduras pétreas e vergas rectas. Arco cruzeiro de volta perfeita assente em pilastras de alvenaria pintada simulando cantaria sobre bases pétreas, separado da nave por degrau pétreo; cruzeiro e braços do transepto com pavimento de ladrilho marmóreo, branco e negro em xadrez; cruzeiro coberto por cúpula; nos topos dos braços do transepto, porta de molduras pétreas encimada por janela de verga recta com cornija curva, a do lado da Epístola dando acesso à Sacristia e a do lado do Evangelho constituindo a entrada principal da igreja, com guarda-vento de marcenaria; os alçados do transepto apresentam rodapé pétreo e pinturas murais simulando cantarias polícromas, a verde, azul, vermelho e amarelo. Arco triunfal de volta perfeita revestido por madeira pintada simulando pedra e mármores, separado da capela-mor por degrua pétreo; altares colaterais de madeira pintada com retábulos de talha; em frente duas portas de verga recta com cornija curva, dão acesso aos púlpitos e coro-alto. Capela-mor com pavimento idêntico ao do cruzeiro e cobertura em abóbada de berço com forro de madeira com pintura perspectivada figurando Nossa Senhora entregando o escapulário a São Simão Stock, rematado com friso em talha polícroma; teia em ferro e 3 degraus pétreos em U envolvendo os alçados, com pavimento de ladrilho; alçados revestidos de madeira pintada simulando marmoreados e frisos emoldurando quatro telas, figurando episódios da vida de Santo Elias; altar-mor de madeira pintada sobre pódio de 2 degraus pétreos com pavimento a ladrilho; retábulo-mor de madeira pintada assente em base de alvenaria em arco abatido. Sala do trono com pavimento de ladrilho cerâmico. CONVENTO: fachada principal a N. de 3 corpos de dois registos cada: primeiro corpo a O. de 3 panos delimitados por pilastras, cunhais e cimalha de cantaria, com três vãos por piso: no piso térreo 3 arcos de volta perfeita, entaipados e com vãos rectangulares posteriores; no andar nobre 3 janelas de verga recta arquitravada com cornija curva, sendo a central rematada por nicho em cantaria com arco pleno e cornija recortada. Corpo central de pano único e 2 registos delimitados por cunhais de cantaria com embasamento, soco e friso de cantaria; no piso térreo arco pleno parcialmente entaipado com portal emoldurado sobreposto de óculo; no andar nobre janela de peito de verga curva com cornija recortada. Terceiro corpo rasgado no piso térreo por 5 janelas de cantaria de verga recta e no andar nobre por 6 janelas, uma, central, de sacada com guardas de ferro forjado e 5 de peito. Fachada O. de pano único rasgado por duas janelas de sacada, de arco pleno e guardas de ferro forjado, e por 2 frestas verticais.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, telha de canudo, cantaria, mármore, pedra bujardada, talha dourada.

Observações