Arquitectura educativa e religiosa, barroca. Recolhimento barroco de planta composta, integrando ao centro a igreja de maior riqueza decorativa, enquadrada por dois corpos laterais simétricos. Igreja de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangulares, sendo esta ultima mais baixa e estreita. Fachada principal enquadrada por cunhais apilastrados, rasgada por portal de verga recta encimado por frontão e nicho com imagem e óculo, ladeada por duas amplas janelas, contornadas por molduras ornamentadas. Remata o conjunto, frontão e cornija, ondulados, coroados por dois castiçais de granito e jarras com ramos de flores. O órgão, as talhas, os azulejos e as imagens do retábulo são barrocas. A fachada da igreja, de grande riqueza decorativa onde não faltam os jogos de linhas sinuosas, e o retábulo da capela-mor constituem agradáveis e equilibrados exemplares do estilo barroco, senão da autoria, da influência de Nicolau Nasoni.
Edifício de planta rectangular, composto, inserindo-se no eixo N./S. a igreja enquadrada por dois corpos de forma aproximadamente quadrangular, com pátio interior, também de planta quadrangular. Volumes articulados de dois pisos delimitados por friso, com coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e múltiplas águas. O alçado principal orientado a N., voltado para o Jardim de S. Lázaro, apresenta-se rebocado e pintado de branco, percorrido por embasamento friso e cornija de granito, rasgado nas duas alas laterais, por numerosos vãos de verga recta destacados por moldura de granito, dispostos simetricamente. Ao nível do rés-do-chão algumas portas foram transformadas em pequenas frestas horizontais, mantendo-se a moldura da porta. O primeiro piso é percorrido apenas por janelas. Ao centro destaca-se a fachada da igreja, ligeiramente avançada e ricamente decorada, enquadrada por cunhais apilastrados, rasgada por portal de verga recta emoldurado por estrutura de cantaria de granito, encimado por frontão curvo interrompido e nicho onde se insere a imagem de Nossa Senhora da Esperança. Ladeiam o portal dois janelões envoltos por molduras de cantaria lavrada. Interrompe a linha do entablamento um óculo sobre o qual se eleva o frontão curvo, entrecortado, do remate da igreja. No tímpano, ao centro, a Pedra de Armas da Casa Real que o recolhimento, sendo da administração da Misericórdia, tinha o direito de usar. Rematam o frontão e cornija, nos extremos dois castiçais de granito, seguidos de jarras com ramos de flores e ao centro, sobre peanha, cruz. INTERIOR percorrido com lambril de azulejos azuis e brancos, com cobertura em abóbada de tijolo marcada por três tramos na nave e dois na capela-mor, decorada por florões estucados. Apresenta coro-alto assente sobre arco abatido, recortado e laureado, guarnecido por um varandim de grade de madeira, tendo no centro, nicho com imagem; dois púlpitos colaterais ao centro, com guardas de talha e porta com frontão interrompido entre pilastras gémeas que ritmam os alçados. Capelas colaterais com retábulos de talha dourada. Arco triunfal decorado por volutões sobre pés direitos de cantaria com pequenos nichos. Capela-mor profunda com portas colaterais encimadas por janelas, com frontaleiras de talha; retábulo - mor de talha dourada com trono central ladeado por colunas salomónicas, engrinaldadas, tendo ao centro o sacrário enquadrado por baldaquino. Do lado direito do altar-mor, uma janela baixa, gradeada, de ferro fundido, que servia de confessionário para as educandas; do lado esquerdo, uma pintura a imitar o gradeamento da anterior.
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito, rebocadas e pintadas de branco; molduras dos vãos, cunhais, pináculos, cruz, frisos e cornijas, pia de água benta e lavabo em cantaria de granito; paredes interiores, revestidas a azulejos decorativos ou painéis de zulejos azuis e brancos nos corredores e pintadas as restantes; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha cerâmica; tecto da capela em granito; retábulos em talha dourada e policroma; pavimentos em granito, soalho ou com revestimento cerâmico; caixilharias de janelas e portas de madeira.
Observações
*1 - A classificação abrange os edifícios e igreja do Recolhimento, incluindo o espaço livre que vai da ala esquerda até à Rua das Fontaínhas. Com excepção da Igreja, o edifício encontra-se profundamente alterado no espaço interior pelas adaptações que foi sofrendo ao longo dos tempos. Neste Recolhimento estiveram internadas as filhas adoptivas de Antero de Quental. Na obra de Camilo Castelo Branco há referências a este imóvel. Interessa reforçar a importância e valor do Jardim de S. Lázaro como imóvel a classificar. Duas das imagens existentes na igreja, pertenceram à capela de Santo André, demolida em 1850.