Espaço verde de produção / Espaço verde de recreio. Quinta de recreio setecentista onde se destinguem as componentes estruturais desta tipologia, embora em termos de ocupação do solo não se encontrem evidentes essas funções.
A quinta está delimitada por cerca murada. O eixo de simetria alarga-se a toda a quinta, desde o jardim aos campos de cultura e mato. Distinguem-se 5 zonas: TERREIRO em frente da casa (recentemente plantado), murado e com janelas para a rua; Pequeno JARDIM junto à Capela, actualmente com desenho simétrico de dois eixos ortogonais, do lado opsto à casa, o muro é acompanhado por uma álea de ciprestes; JARDIM DE BUXO com um desenho bem definido, de simetria sobre um eixo (de plantação recente) e completamente murado; HORTA e PRADO. Da porta do JARDIM DE BUXO sai um eixo em direcção à nora, pensa-se ser este o eixo principal da HORTA. Da porta das traseiras da casa, sai outro eixo, paralelo ao anterior, até ao limite da quinta, este fazia a divisão entre a horta e o prado. A seguir ao prado, e junto à linha de água, pensa-se ter existido uma zona de mata, ocupada actualmente com prado e sub-arbustos. O muro de limite E. da quinta é acompanhado por uma álea de choupos.
Materiais
VEGETAIS: árvores - cameleira (Camelia japonica), cipreste ( Cupressus semprevirens; arbustos - buxo ( Buxus semprevirens)
Observações
Predominava a exploração agrícola, correspondendo o jardim a uma pequena área junto à casa à qual correspondem os únicos eixos de simetria. Nazoni na sua reconstrução imprimiu-lhe um cunho neogótico, no entanto não esqueceu a arquitectura medieval primitiva, alargou os eixos de simetria a toda a quinta, contribuíndo para o ordenamento dos campos de cultura e de mato. Existem dois estudos de recuperação da quinta, o primeiro da responsabilidade do Arquitecto Paisagista Rui Valada, efectuado em 1992, o segundo da autoria do Gabinete de Arquitectura Paisagista APARTE (Arquitecto Paulo Marques) efectuado em 1997. *1 IIP, Dec. nº 129 / 77, DR 226 de 29 Setembro 1977, ZEP proposta em 13/8/91 (em aprovação).