Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa de Costa Cabral

Casa de Costa Cabral

O ponto de interesse Casa de Costa Cabral encontra-se localizado na freguesia de Paranhos no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Casa unifamilair oitocentista.

Edifício de características neo-góticas, com a fachada principal voltada para a Rua de Costa Cabral, organizada em três corpos, de três registos nos corpos laterais e dois registos no corpo central. Os corpos são separados por pilastras pouco salientes e os registos por um friso duplo. O corpo central é aberto ao nível do primeiro piso, por uma porta de arco quebrado. No segundo piso salienta-se uma varanda, gradeada a ferro fundido, para onde se abre uma porta de arco quebrado. Os corpos laterais são simétricos, arrancado com um alto embasamento, aberto por um postigo, de iluminação e ventilação da cave; no primeiro piso, desenha-se um grande arco de volta perfeita, onde se inserem dois vãos de arco quebrado. Os peitoris são em ferro fundido e com travessão em madeira. No segundo, repete-se a solução, mas sem os peitoris. Sobre o entablamento, assenta uma cornija saliente, na qual se ergue uma platibanda, aberta por uma balaustrada de arcos e interrompida por um frontão curvo, cujo tímpano é decorado. Os arcos dos vãos assentam em capitéis, decorados com motivos vegetalistas, que variam consoante as dimensões dos cestos. A porta é de duas folhas, com almofadas e decorações vegetalistas, que glosam os motivos dos capitéis. O alçado Norte ergue-se em três registos, separados por um friso. É aberto ao nível do primeiro andar por cinco vãos, três janelas, uma porta e outra janela. Da porta arranca uma escada de dois lanços, que dá acesso ao logradouro. Há uma correspondência com os vãos do segundo andar, onde a porta é substituída por uma sacada, gradeada a ferro fundido. O entablamento é pouco saliente, nela assentando o beiral do telhado. O alçado Sul organiza-se de forma semelhante ao alçado Norte, com três pisos, separados por um friso. Ao nível do segundo piso, rasga-se uma porta, onde nasce uma escadaria de dois lanços, que faz o acesso ao jardim. É ladeada por uma janela à esquerda e duas janelas à direita, sendo a segunda de arco quebrado. No piso superior há uma correspondência de vãos. Ao fundo, arranca um corpo, também de dois pisos, rasgados por três vãos, de molduras graníticas. O beiral assenta no entablamento. A cobertura é de quatro águas, com uma estrutura de madeira, onde assentam telhas de tipo marselha. De cada lado do edifício, construído no eixo da fachada e fazendo frente para a Rua de Costa Cabral, dois muros de cantaria, com embasamento alto e coroado de gradeamento de ferro forjado. São interrompidos por portões de duas folhas e com bandeiras, também de ferro fundido, delimitados por pilares de granito.

Materiais

Alvenaria de granito, revestidas a azulejos de padrão, de fabrico do século 19; coberturas com estruturas de madeira, revestida a telha de barro, de tipo marselha; caixilharia em madeira pintada; gradeamentos e portões em ferro fundido.

Observações