Arquitectura civil pública barroca. Fonte de espaldar decorado por vários elementos, alguns alusivos às armas da cidade, e rematado por frontão interrompido. Destaca-se da envolvente pela monumentalidade e equilíbrio das suas linhas. A decoração concentra-se essencialmente na zona central do espaldar.
Constituída por um alto espaldar tendo na zona central duas pilastras suportando cornija e frontão interrompido pelas armas reais. Entre as pilastras caneladas, organiza-se uma cartouche, situado num plano inferior, dentro da qual se encontra uma inscrição, dois castelos em alto relevo, um de cada lado de uma edícula, onde em tempos terá estado uma imagem da Virgem, também conhecida por Senhora das Virtudes, que juntamente com os castelos representava as armas da cidade do Porto. De cada lado deste conjunto vê-se uma pirâmide acrotéria ligada à respectiva pilastra por uma voluta. Na parte central inferior encontram-se duas carrancas, ainda com um certo sabor renascentista de onde saía a água.
Materiais
Estrutura de granito; mármore vermelho na placa de inscrição.
Observações
Foi construída numa zona, outrora ocupada pela comunidade judaica que por ali tinha o seu almocavar ou cemitério judaico. Por estar situada perto do Rio Frio, tomou primeiramente a designação de Fonte do Rio Frio, tendo mais tarde sido mudada para Fonte das Virtudes, por se ter considerado que as sua águas tinham propriedades medicinais. *1 - DOF: Chafariz das Virtudes; *2 - Inicialmente, a fonte, possuia bancos de pedra a ladear o tanque e no lado direito da ladeira que lhe dá acesso, para descando das pessoas, uma vez que a Calçada das Virtudes era no séc. 17 o passeio predilecto da burguesia; *3 - Pantaleão de Seabra e Sousa, fidalgo da Casa Real e Regedor da Cidade, segundo o Padre Manuel Pereira de Novais, terá delineado chafariz, e segundo Germano Silva será o autor da inscrição; *4 - Tem a Câmara Municipal do Porto, através do Comissariado para a Recuperação Urbana da àrea da Ribeira Barredo (CRUARB), um plano de pormenores, em fase de estudo, que prevê a reabilitação integral do chafariz das Virtudes, bem como da sua zona envolvente.