Espaço verde de recreio. Jardim romântico de planta trapezóidal, com traçado curvilíneo dos percursos e canteiros, possuindo ainda coreto, um lago circular, etc.
Jardim de planta trapezóidal vedado por gradeamento intercalado por pilares em granito. Nas esquinas quatro portões. No centro um lago circular com repuxo. No interior uma escultura recente em mármore. A envolver este lago, rasante ao pavimento, diversas magnólias e bancos em madeira. Para E. um coreto junto a uma clareira de tílias altíssimas. Existem actualmente nos dois canteiros a O. do jardim duas esculturas modernas.
Materiais
INERTES: Percursos em terra batida; Drenagem em betonilha; Gradeamento em ferro fundido pintado com plintos em cantaria de granito; Bancos em madeira pintada de vermelho com suporte em ferro fundido pintado; Degraus em granito das escadarias dos ângulos do jardim.
Observações
*1 - João José Gomes, a quem Sousa Viterbo atribui o desenho do traçado do Jardim, foi o primeiro jardineiro municipal. *2 - Existem as seguintes plantas: Planta de George Balck, 1813; Plantas de Frederico Perry Vidal de 1844 e de 1865; Planta Topográfica da Cidade do Porto, corrigida por J. C. Lima em 1839 e litografada pela C.M P.; Planta de Telles Ferreira, 1892 (A.H.M.P.). *3 - Algumas das enormes tílias junto à Biblioteca Municipal serão da época da origem do jardim.