Capela setecentista de planta poligonal composta por nave, capela-mor, sineira, alpendre e sacristia; fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, circunscritos por pináculos nos vértices, vãos de portas e janelas rectangulares, emoldurados a cantaria granítica; óculo oitavado a sobrepujar a porta principal; sineira rematada por cobertura piramidal; coberturas de três águas na nave e capela-mor e quatro na sacristia; paredes interiores rebocadas e pintados de branco com silhar de azulejos; tecto em falsa abóbada, assente em friso; retábulos laterais de talha pintada e dourada e retábulo-mor dourado e policromado.
Planta poligonal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita, alpendre, sineira, e sacristia adossada a S.. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na nave e capela-mor, três no alpendre, quatro na sacristia e cobertura piramidal na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, enquadradas por cunhais de cantaria apilastrados, firmados por pináculos e remates em friso e cornija. Fachada principal orientada a O., rasgada por vão protegido por alpendre fechado por três vãos de porta, encimado por óculo oitavado com moldura de cantaria e remate em empena com cruz de cantaria assente em plinto, tendo lateralmente, ligeiramente recuada, sineira rasgada por três ventanas rematadas por arco de volta perfeita, sobrepujadas por friso e cornija saliente, com pináculos graníticos nos vértices. Alçado S. com volume da sacristia rasgado por dois vãos de janela e porta antecedida por um degrau e plataforma, fresta em capialço sobre a cobertura da sacristia e vão entaipado, marcado pela existência de pilastras de cantaria rematadas por arco de volta, na nave; alçado N. rasgado por dois vãos de janela, correspondendo um à capela-mor, e dois vão de porta um rectangular encimado por tabela de cantaria e outro idêntico ao do alçado S. apilastrado e cego. Todos os vãos são emoldurados a cantaria granítica. Fachada posterior cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco com silhar de azulejo decorativo de cores e padrões variados; tecto em falsa abóbada assente em friso, pintado de branco; coro alto protegido por guarda balaustrada, de madeira; no sub-coro a anteceder o portal, guarda-vento de madeira, com duas portas, pintado de bege, Altares laterais, dois do lado da epístola e um do lado do evangelho, pintados de branco, decorados com elementos vegetalistas dourados; Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras, encimado por sanefa de talha pintada de branco e dourado; capela-mor desnivelada da nave por um degrau existente sob o arco cruzeiro, pavimento de madeira e acrescentada por um corpo lateral com a função de aumentar o espaço para fiéis. Sobre supedâneo de dois degraus forrados com alcatifa vermelha, mesa de celebração, ambão de talha dourada e retábulo mor de talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos, divididos por quatro colunas salomónicas, de decoração vegetalista, expondo ao centro tela com o santíssimo sacramento e anjos.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada de branco; elementos estruturais, molduras dos vãos, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, cruzes e escadas em cantaria de granito; portas e janelas em madeira e vidro simples e colorido; grades das janelas e portões de acesso ao adro de ferro forjado; silhar forrado com azulejos de cores e padrões variados; coro alto de betão armado com guardas de madeira; retábulos em talha dourada e policromada; pavimentos, guarda-vento e mobiliário de madeira; tectos estucados e pintados de branco; coberturas de telha cerâmica.
Observações
*1 - A capela de São Roque veio substituir a Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, cujo antigo retábulo transitou para a sacristia da capela de São Roque, onde ainda se conserva. *2 - Obras de grande envergadura no valor de 75.322$15.