Escola primária de quatro salas de aula gémeas, tipo Douro-Granito, para frequência masculina e feminina, com entradas independentes e recreios separados. Edifício de planta rectangular simples, com alpendre que integra os sanitários femininos e masculinos e os respectivos recreios cobertos, portais de acesso em arco de volta perfeita, assente em plintos com volutas relevadas.
Planta rectangular, com quatro amplas salas de aula, duas em cada um dos pisos, e vestíbulos. A E. adossada ao alçado posterior, localiza-se um corpo rectangular, de um piso que integra os sanitários e recreio coberto. Massa horizontal, de volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, no edifício escolar, e de três, no alpendre posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em lajes de cantaria, rematadas em cornija de betão e beirada simples. Fachada principal orientada a O., constituída por três panos definidos pelos módulos de vãos, os laterais rasgados por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas e moldura exterior saliente, assente na zona inferior em dois plintos de cantaria contendo volutas relevadas, ao nível do primeiro piso; no segundo piso, é encimado por vão estreito com perfil em arco de volta perfeita e moldura em capialço. O pano central é marcado por duas composições de três amplos vãos rectangulares, uma em cada piso, de igual dimensão, interligados por peitoril e envolvidas, a toda a volta, por moldura recta de cantaria. A intercalar os vãos, apresenta coluna formada por silhares de cantaria granítica, e ao centro entre as janelas, surge mísula de cantaria sustentando o mastro da bandeira. Fachadas laterais cegas, rematadas por cornija. A fachada posterior é precedida pelos sanitários e recreio coberto. INTERIOR rebocado e pintado, vestíbulos com portas de verga recta, uma de acesso ao alpendre posterior e outra de acesso às salas de aula.
Materiais
Paredes exteriores em alvenaria de pedra, rebocadas e pintadas de branco com a excepção dos vãos de janelas, embasamento e coluna existente entre os vãos de janelas centrais; pavimento de madeira e ladrilho nos alpendres; caixilharias de portas e janelas de alumínio; tectos em estuque; cobertura em telha; quadros de ardósia; mastro de bandeira de ferro.
Observações
*1 - Duarte Pacheco propõe construir uma rede de escolas, uniformizadas por região, que obedecesse aos critérios pedagógicos e higienistas da época. São projectados 44 variações de 9 tipos diferentes.