Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial do Ameal

Igreja Paroquial do Ameal

O ponto de interesse Igreja Paroquial do Ameal encontra-se localizado na freguesia de Paranhos no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Igreja modernista, de planta poligonal composta por nártex, nave, coro-alto, capela-mor, sacristia, baptistério, torre e edifício conventual. Fachada principal de empena triangular, rasgada por grandes vãos envidraçados, em arco apontado.

Igreja de planta poligonal composta por nártex, baptistério, nave, capelas laterais, coro-alto, capela-mor, sacristias, torre e edifícios conventuais de planta em L, adossados a O. Volumes articulados de dominante horizontal, quebrada pelo verticalismo da torre. Coberturas diferenciadas, sendo de duas águas e planas na nave, duas águas na capela-mor, duas, três e quatro águas nos edifícios conventuais, e torre com cobertura piramidal. Fachada principal orientada a N., de empena triangular com cruz latina no vértice, pintada e rebocada, rasgada por grande abertura envidraçada em arco apontado, ocupando quase a totalidade da fachada, onde se inserem vãos de porta também em arco apontado, emoldurados a cantaria granítica, serrados por portões de ferro. Lateralmente os corpos correspondentes às capelas laterais apresentam-se sensivelmente recuados e marcados pela abertura de vãos esguios de remate triangular. Alçados laterais e posterior percorridos pela sucessão de vãos em arco apontado. Torre, localizada a O., de planta quadrangular, integrada na nave lateral, de dois registos, sendo o primeiro marcado a toda a altura das faces por esguios vãos envidraçados, sendo os superiores de remate triangular, o segundo registo apresenta nas quatro faces vãos de porta e varandas protegidas por guardas, encimados por elementos triangulares salientes rendilhados. Do lado oposto à torre, sobre plinto quadrangular, surge a imagem de Nossa Senhora da Conceição esculpida em pedra calcária. INTERIOR: a partir da entrada principal acede-se ao nártex que comunica com a igreja e edifício conventual. Sobre o nártex encontram-se dois pisos sobrepostos correspondendo ao coro-alto. Na nave numerosas aberturas preenchidas por vitrais permitem a entrada de luz natural; tecto abobadado, repartido em quatro tramos separados por arcos apontados, e vigas transversais em ambos os lados para apoio da laje plana existente sobre as capelas laterais. Cada tramo no tecto corresponde a uma divisão nos paramentos laterais da igreja, formando quatro capelas laterais com a mesma estrutura e com correspondência com os vãos exteriores. Capelas de forma triangular, decoradas por vitrais historiados com imagens alusivas à congregação Franciscana, sobre mísula de granito preto e cinzento colocada ao centro, descansam imagens de vulto; mesa de altar rectangular também em granito; lambrim preenchido por azulejos de padrão policromados extensivo à capela-mor e outras dependências; capela-mor de forma circular, contornada por um corpo que corresponde à sacristia, acessível por duas portas situadas lateralmente, uma de cada lado do altar-mor e pelo edifício conventual. Estrutura retabular de configuração triangular, albergando ao centro a imagem da padroeira assente sobre peanha quadrangular. Sobre a estrutura retabular sucessão de vãos distribuídos simetricamente rasgam o paramento.

Materiais

Paredes mistas rebocadas e pintadas de bege; revestimento da cobertura em telha; vãos com caixilharia metálica e vidro, vitrais nos vãos da nave e capela-mor; pavimentos de madeira e mosaico, lambril de azulejos decorativos.

Observações

*1 - A quinta do Tronco, um solar com jardins e uma pequena capela dedicada à Imaculada Conceição, pertencia à família Pinto Leite e foi adquirida pelos Capuchinhos por 290 contos, pagos em prestações no prazo máximo de três anos. *2 - A igreja foi construída nos antigos armazéns da quinta e é actualmente sede da paróquia do Amial e a maior igreja da freguesia de Paranhos, com capacidade para cerca de mil pessoas.