Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Catarina

Capela de Santa Catarina

O ponto de interesse Capela de Santa Catarina encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja de planta simples, rectangular, com nave única, capela-mor, e torre sineira adossada e no mesmo plano da fachada principal. Fachadas delimitadas por cantaria de granito e inteiramente preenchidas por azulejos historiados, azuis e brancos. Robusta torre sineira, rematada por balaustrada, e coberta por coruchéu. Fachadas inteiramente preenchidas por azulejos historiados, azuis e brancos, representando passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, executados em 1929, e da autoria de Eduardo Leite. Curiosa invocação de Nossa Senhora das Almas, do sec. 18. Janelão moldurado e encimado por frontão curvo, com vitral, da autoria de Amandio Silva, executado no 2º quartel do sec. 20, representando as Almas.

Planta simples, rectangular, de desenvolvimento linear, com nave única, capela-mor, torre sineira adossada à fachada principal. Os dois volumes a que correspondem a nave e capela-mor, são pouco diferenciados.Telhados de duas águas. Fachadas delimitadas por pilastras de granito e inteiramente preenchidas por azulejos historiados, representando passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. A fachada principal, orientada a O., tem composição simples e é rematada por frontão triangular, encimado por cruz sobre acrotério, e por urnas nas extremidades. No tímpano, ao centro, brasão em cantaria lavrada, com as armas de São Francisco e de Santa Catarina, dentro de cartela rematada por coroa fechada. Sobre a porta de acesso principal, com frontão interrompido, abre-se, ao nivel do coro-alto, janelão moldurado e encimado por frontão curvo, com vitral representando as Almas. No mesmo plano e separada visualmente por pilastras, a torre sineira de secção quadrangular, dois registos, tendo no 1º, porta de acesso desde o exterior, directo para a área da sacristia, e janela no enfiamento, e no 2º, quatro sineiras, é rematada por balaustrada, coroada por coruchéu, e por urnas nos vértices. No INTERIOR, na nave, coro-alto apoiado em arco abatido, dois painéis de azulejo, sendo o da esquerda alusivo à imposição das Chagas a São Francisco, e o da direita, às Almas com São Francisco e Santa Catarina, roda-pé de azulejos figurativos azuis e brancos, e altares laterais embutidos em vãos nas paredes. A nave e capela-mor têm abóbada de lunetas, com relevos estucados, delimitada por robusto friso contínuo, em cantaria. O altar-mor e os altares da nave são de estilo neo-clássico.

Materiais

Paredes em alvenaria de pedra, revestidas pelo exterior com azulejos e no interior com reboco e lambrim em azulejo; pavimento em taco de madeira na nave e em granito na capela-mor; tectos estucados, vidro nos vãos das janelas, madeira na talha dos altares e nas portas.

Observações

Os azulejos estão assinados pelo pintor Eduardo Leite que se notabilizou como aguarelista e ceramista e foram executados pela Fábrica de Cerâmica de Viúva Lamego. No conjunto foram empregues 15947 azulejos que cobrem c. de 360 m2 de parede. A entidade que superintende na Capela das Almas é a Venerável Irmandade das Almas e Chagas de S. Francisco. Erecta na Igreja de Santa Clara, passou para a Capela de Santa Catarina. A festa principal é a do aniversário da Instituição do Sagrado Lausperene no dia da Ascensão do Senhor. O Lausperene era (e é ainda) em todas as quintas feiras do ano e foi autorizado por breve pontifício de 1804. A festa principal desta igreja é a Ascensão do Senhor, motivo pictórico do painel do pintor Joaquim Rafael.