Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora do Amparo

Capela de Nossa Senhora do Amparo

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora do Amparo encontra-se localizado na freguesia de Cedovim no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples com nave e capela-mor mais estreita, com coberturas diferenciadas, de madeira em masseira na nave e em abóbada de berço de caixotões na capela-mor, iluminada por janelas rasgadas na fachada principal e janelas jacentes, em capialço nas laterais. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga recta, encimado por frontão angular interrompido e ladeado por duas janelas, e por janela. Fachadas circunscritas por cunhais de cantaria, firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em cornija, a lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga recta, ostentando, sobre o remate, sineira de volta perfeita. Interior com arco triunfal de volta perfeita e Retábulo-mor maneirista, de planta recta e três eixos, rematando em tabela, conforme o esquema da tratadística de Vignola.

Capela de planta longitudinal simples, definindo interiormente nave e capela-mor mais estreita, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, projectado abaixo da cota das empenas, coroadas por plintos, o da fachada principal a sustentar cruz latina. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com os cunhais firmados por altos pináculos piramidais de remate esférico e rematadas por cornija. Fachada principal voltada a NE., circunscrita por cunhais apilastrados rematados em entablamento com o friso estriado; é rasgada por portal de verga recta e moldura de granito recortada e almofadada, encimado por lápide rectangular, onde surge a seguinte inscrição insculpida: "ESTA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO EM / PARO MANDOU FAZER O DESEMBARGADOR MANOEL DA / FONSECA DE AZEVEDO ANO D (omi) NI 1675"; está ladeada por dois motivos florais e encimada por frontão de lanços com cruz latina; o portal está encimado por janela rectangular em capialço, moldurada e gradeada, e ladeado por duas janelas rectangulares, com moldura recortada e almofadada, protegidas por gradeamento de ferro. Fachada lateral esquerda, virada a SE., rasgada, ao centro, por porta travessa de verga recta e moldura de cantaria, rematada por cornija saliente e, sobre esta, surge janela jacente em capialço; no lado esquerdo, surge, sobrelevada, uma porta de verga recta e moldura simples, desactivada, sendo flanqueada por duas mísulas de cantaria. Sobre o beiral, surge uma sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes. Fachada lateral direita, virada a NO., com janela jacente, em capialço e com moldura simples. A fachada posterior, adossada a edifício, remata em empena angular com plinto de secção quadrada no vértice. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura de madeira em masseira, com dois tirantes do mesmo material e pavimento em lajeado de granito; este integra uma sepultura epigrafada, de conteúdo indecifrável. No lado da Epístola, a ladear o pórtico, pia de água benta granítica. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, dando acesso à capela-mor, elevada por dois degraus, com cobertura em abóbada de berço com caixotões de cantaria, assente em friso e cornija do mesmo material. Retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e três eixos definidos por colunas com o fuste espiralado e o terço inferior decorado com acantos e querubins, de capitéis coríntios, as laterais assentes em plintos e as centrais em consolas; os eixos formam apainelados de perfil curvo, que inscrevem mísulas decoradas com querubins; remate em friso de acantos e querubins, que sustentam tabela rectangular horizontal, tripartida por quarteirões, ladeada por aletas e rematada por frontão semicircular e volutas; a tabela possui três painéis pintados, representando São Francisco de Assis e São Domingos, de pé, a enquadrar São Tiago a lutar contra os Mouros; altar paralelepipédico.

Materiais

Estrutura em granito, rebocada e pintada; cunhais, cornijas, molduras, pináculos, embasamento, sineira, lajeado no pavimento, pia de água benta, plintos, cruz da empena, arco da capela-mor e cobertura interior em cantaria de granito; portas, postigos de duas janelas, retábulo de talha dourada, imaginária, cobertura interior e tirantes em madeira; retábulo com telas pintadas; gradeamento das janelas em ferro; janelas com vidro simples; cobertura exterior com telha de aba e canudo.

Observações

*1- Manuel de Araújo Ponces (falecido em 1713), foi um pintor de origem fidalga, descendente da família dos Ponz da Catalunha, que exerceu a sua actividade em Viseu, ligado ao cabido da Sé, e foi autor das pinturas do retábulo da Igreja da Misericórdia de Santar, em 1675 - 1679 (v. PT021809040006); em 1664, recebeu um discípulo, Simão Rodrigues da Veiga.