Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Maria Madalena

Capela de Santa Maria Madalena

O ponto de interesse Capela de Santa Maria Madalena encontra-se localizado na freguesia de Cedovim no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, setecentista e neoclássica. Capela de planta longitudinal simples, de espaço único e cobertura em falsa abóbada de berço em betão, iluminada por frestas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena, rasgada por portal em arco abatido, sendo as fachadas enquadradas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, e remates em friso e cornija. No interior, retábulo-mor de talha policromada e dourada neoclássica, de três eixos.

Planta longitudinal simples, de espaço único, de massa horizontalizante, tendo cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e percorridas por faixa pintada de cinzento, com cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais e remates em friso e cornija, apresentando, os elementos em cantaria, as juntas pintadas de branco. A fachada principal, voltada a SO., remata em empena coroada por plinto com cruz latina de hastes trilobadas, sobre o beirado, e integra o portal em arco abatido moldurado em cantaria. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por frestas rectangulares molduradas a granito e apresentando grades. Fachada posterior cega, em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço em betão pintado de branco e pavimento em cimento pintado de vermelho. No lado da Epístola, observa-se a pia de água benta, de granito, com decoração em meios círculos e pingente boleado no remate inferior e uma edícula em granito, na zona do altar-mor. Sobre supedâneo de um degrau em cantaria, tem retábulo-mor de talha policromada de branco com ornatos e frisos sublinhados a dourado, de planta recta e três eixos circunscritos por duas colunas coríntias, encimadas por urnas e sustentadas por plintos; no centro, nicho contracurvado com moldura de louros, com fundo pintado de azul e contendo bordadura de folhagens; nos eixos laterais, duas mísulas simétricas com imaginária, envolvidas por apainelados com fundo paisagístico pintado; remate em entablamento encimado por falsa cúpula na zona central e altar em forma de urna com apontamentos fitomórficos no frontal. Na ilharga direita do retábulo, a seguinte inscrição pintada em letras vermelhas: "JOÃO BERNARDO SOBRADO REIDIFICOU SANTA CAPELA EM 1899".

Materiais

Cantaria de granito; reboco pintado nas fachadas exteriores e nas paredes interiores; placa de betão na cobertura interior; telha de aba e canudo e de cumeeira; madeira na porta e retábulo (em talha); cimento no pavimento; vidro simples e ferro nas frestas laterais.

Observações