Arquitetura religiosa, seiscentista. Igreja paroquial de planta longitudinal, com nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço abatido, em madeira, escassamente iluminada por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, rasgada por portal em arco de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas. Fachadas rematadas em beiral, surgindo em cornija na principal, as laterais rasgadas por portas travessas, a esquerda em arco de volta perfeita e a oposta de perfil abatido. Interior com pia batismal e púlpito quadrangular com acesso por escadas, no lado do Evangelho, com arco triunfal de perfil abatido, assente em impostas salientes. retábulo-mor em talha dourada do estilo barroco nacional, de planta reta e três eixos. Pias de água benta verticais, assentes em pilar.
Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia, de planta retangular, adossada à fachada lateral esquerda, de massas de tendência horizontalista, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, a da capela-mor prolongando-se em aba sobre a sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa de cor cinza, exceto a principal, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com cunhais simples, em cantaria na fachada posterior, e rematadas em friso de cimento e beiral. A fachada principal, voltada a O., remata em empena truncada, por dupla sineira assente em cornija e com vãos de volta perfeita, assentes em impostas salientes, rematadas em cornija, encimada por pináculos e por cruz ao centro, sobre plinto troncocónico, na qual está esculpido o Cristo Crucificado; na sineira, surgem as datas de "1610" e " E 1692" e, sob a cornija, uma cabeça relevada ao centro. É rasgada por arco de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas do arco. Fachada lateral esquerda, virada a N., rasgada por porta travessa de verga reta, emoldurada a cantaria e rematada por cornija, encimada por nicho de volta perfeita concheado; sucede-se uma janela retilínea em capialço e com moldura de cantaria. No corpo da sacristia, rasga-se uma pequena janela jacente e, na face O., uma porta de verga reta. Fachada lateral direita, virada a S., encontra-se marcada pelas escadas de acesso à sineira, com guarda metálica, sendo rasgada por porta travessa em arco abatido e com moldura retilínea, surgindo, na capela-mor, uma janela retangular, com moldura simples e grades metálicas. Fachada posterior cega, em empena com cruz latina de hastes retas, assente sobre base retangular. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira pintada de amarelo, assente em cornija e com dois tirantes do mesmo material, e pavimento rampante em lajeado de granito, com estrados laterais de madeira. O acesso à nave, processa-se por três degraus descendentes, tendo, em nível elevado, do lado do Evangelho, a pia batismal em forma de cálice, tendo, no lado oposto, um confessionário móvel de madeira. As portas travessas estão ladeadas por pias de água benta verticais, compostas de pia sobre pilar, a da Epístola precedida por três degraus de acesso à nave. Na parede do lado do Evangelho, púlpito quadrangular, assente em mísula volutada de granito, com guarda plena de madeira pintada de amarelo, e acesso por escadas de pedra no lado do Evangelho, com guarda de madeira. Arco triunfal em arco abatido de cantaria, assente em impostas salientes, sobre o qual se encontra um vitral policromo com cruz decorativa. Capela-mor elevada por dois degraus, com paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura em falsa abóbada de berço abatido, também pintada de amarelo e assente em friso, e pavimento em lajeado de granito. Na parede testeira, retábulo-mor de talha dourada e pintada de azul, de planta reta e três eixos, divididos por seis colunas torsas, decoradas com pâmpanos, as centrais prolongando-se sobre o entablamento, em duas arquivoltas torsas, unidas no sentido do raio, ladeadas por apainelados de acantos, formando o ático; no centro, ampla tribuna de volta perfeita, com cobertura em semicúpula, decorada com caixotões, onde se integra o sacrário em forma de tabernáculo escalonado, ladeado por colunas torsas, tendo, nos remates laterais, dois anjos de vulto, segurando tocheiros; a porta está ornada pela figura de Cristo em relevo; os eixos laterais possuem apainelados retilíneos pintados com brutescos e mísulas com imaginária; sob estes, duas portas retilíneas de acesso à tribuna, que flanqueiam o altar, paralelepipédico. Atrás do retábulo, na zona da tribuna, vestígios de pinturas murais, com motivos dourados volutados, ocultados por um fragmento de talha retabular, de estilo diferente. No centro da capela-mor, sobre supedâneo central, um altar simples de granito. No lado do Evangelho, rasga-se a porta de acesso à sacristia.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e, na fachada principal, em cantaria de granito, com as juntas preenchidas a cimento; molduras, nicho, cruzes, bacia e escadas do púlpito, pias de água benta, pia batismal, arco triunfal, pavimento e degraus de acesso à nave em cantaria de granito; portas, cobertura interior, tirantes da cobertura da nave, púlpito, retábulo, mísulas, imaginária, confessionário, estrados sobre o pavimento de madeira; sobre o arco triunfal, vitral policromo; janelas com vidro simples e grades de ferro, material também existente na guarda das escadas de acesso à sineira; cimalha da sacristia em cimento armado; cobertura exterior em telha do tipo marselha.
Observações
*1 - segundo a tradição, a igreja possui uma raiz paleocristã (COIXÃO, 1999). *2 - a capela de São Sebastião já não existe.