Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escola Primária Feminina de Sebadelhe

Escola Primária Feminina de Sebadelhe

O ponto de interesse Escola Primária Feminina de Sebadelhe encontra-se localizado na freguesia de Sebadelhe no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura educativa, do século 20. Escola primária do Plano dos Centenários, de uma sala, do tipo Douro-Granito. Edifício de planta rectangular simples, com uma sala de aula rectangular, rasgada por três amplos vãos, tendo, no extremo, vestíbulo, acedido por portal em arco de volta perfeita de larga moldura, comunicando à sala de aula e aos sanitários na fachada posterior, onde surgem perpendicularmente o recreio coberto, suportado por pilares de granito.

Planta rectangular simples, com uma sala de aula e vestíbulo, a que se adossa na fachada posterior alpendre cobrindo o corpo dos sanitários. Massa horizontal, de volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, no corpo correspondente à sala de aula, e de três, no alpendre, desenvolvido a todo o comprimento da fachada posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, possuindo, na principal e posterior, frestas de arejamento sobre o embasamento, e rematadas em cornija de betão e beirada simples. Fachada principal orientada a SE., rasgada por três amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, com caixilharias de alumínio formando quadrícula, interligados por peitoril e envolvidos, a toda a volta, por moldura rectilínea de cantaria, tendo o nembo também em cantaria; e por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas e moldura exterior saliente, antecedido por três degraus, ladeados por duas consolas de cantaria para colocação de floreiras. Do lado esquerdo apresenta mísula de cantaria para sustentação do mastro da bandeira. Fachadas laterais cegas. Fachada posterior rasgada por porta de verga recta que liga o vestíbulo ao alpendre, sendo este sustentado por três pilares e mísula de cantaria. Sanitários integrados no corpo do alpendre, rasgados por portas de vesga recta, que dão directamente para o alpendre. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com tectos planos e pavimentos de madeira na sala de aula e vestíbulo com pavimento em ladrilho cerâmico. Na sala de aula, na parede testeira, ao centro dispõe de quadro de lousa.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; placa de betão; molduras dos portais e vãos, pilares, nembos, mísula e outros elementos em cantaria de granito; portas e estrutura do telhado do alpendre, de madeira; caixilharias das janelas de alumínio; portas e janelas com vidros simples; mastro da bandeira em ferro; revestimento da cobertura exterior em telha.

Observações