Arquitectura religiosa, manuelina. Igreja paroquial do tipo igreja salão manuelina, com três naves à mesma altura cobertas por abóbada de nervuras, e cabeceira tripla escalonada. Alçados contraportados. Contrafortes diagonais nos cunhais, do tipo da Igreja de Santa Maria de Belém ( Lisboa ) e da Matriz de Arronches. Retábulos de talha dourada, sendo o mor de estilo nacional.
Planta composta por três naves rectangulares, capela-mor, dois absidíolos e sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. O alçado principal, terminado em empena e formado por três panos, separados por contrafortes, apresenta porta de grande arco abatido com moldura ornamentada, encimado por arco decorativo trilobado ostentando no centro o remate de uma espécie de arco canupial. Estes arcos vão-se embeber em duas pilastras laterais adossadas. O conjunto encimado por dois óculos, é sobrepujado por um janelão de arco pleno, que se repete nos panos laterais. Contrafortes de ângulo encimados por gárgula e pequena pirâmide. O alçado S., construído em aparelho regular, apresenta pequenas janelas de arco pleno do segundo ao quinto tramo e, no terceiro tramo, portal lateral. Duas colunas torsas suportam arco abatido que ostenta alguns cogulhos vegetalistas. No último tramo arranca a sacristia iluminada por duas janelas de arco pleno. O alçado lateral N. é semelhante ao do lado S. com excepção da decoração vegetalista do portal; o absidíolo mostra arco pleno entaipado. O alçado posterior apresenta ábside e absidíolos de menor altura sendo iluminados cada um por sua janela. O interior com as três naves à mesma altura, de cinco tramos. Pavimento lajeado e cobertura em abóbada de nervuras. Destaca-se a presença de coro-alto no primeiro tramo e de púlpito em ferro forjado entre o terceiro e o quarto. O portal lateral N. necessita de escada para compensar o desnível existente. O absidíolo S. dá acesso à sacristia através de porta setecentista encimado por escudo nacional policromado. O outro absidíolo encerra monumento funerário em arcossólio. Tanto a ábside como os absidíolos ostentam ricos retábulos de talha dourada que se enquadram perfeitamente com as pinturas quinhentistas ainda existentes.
Materiais
Granito, argamassa, madeira, barro, cimento e talha.
Observações
A CM Freixo de Espada à Cinta pretende criar um roteiro cultural que inclui a Igreja, o Pelourinho, a Torre do Galo, o Centro de Artesanato e a Casa Junqueiro.