Arquitectura infraestrutural, barroca. Fonte de espaldar barroca, com tanque frontal de planta rectangular e espaldar decorado terminado em frontão curvo.
Fonte de espaldar granítico virado a O., rematado superiormente por espécie de frontão curvo ornado com duas volutas. Ao centro, cartela circular enquadrava a data agora delida pela erosão "MD...V". Sob esta moldura foi representado o freixo, o símbolo concelhio, de cujo centro parte a bica. Estes vários motivos decorativos foram talhados em baixo-relevo. O tanque, frontal, é granítico e de planta rectangular com o rebordo convexo, já com marcas de erosão, decorado com dois entalhes ao longo de toda a superfície, um junto à aresta exterior e o outro, paralelo, junto à aresta que a água bordeja. À face posterior do espaldar encosta a conduta de água, com lajes superiores graníticas. Antecedendo o tanque, um largo sulco talhado em lajes de xisto conduziria a água transbordante para os campos.
Materiais
Granito.
Observações
As décadas mais recentes foram severas para Poiares do ponto de vista da conservação do património arquitectónico. Se alguns exemplos de arquitectura civil residencial perduram, o património arquitectónico religioso ou civil de equipamento foi nuns casos destruído noutros fortemente descaracterizado.