Estação ferroviária da Linha do Sabor, construída no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros e do cais coberto fechado, adossados, (EP+CC), o primeiro apresentando maior preocupação decorativa, o edifício das instalações sanitárias, depósito de água e casa de habitação. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Pocinho (Linha do Douro) e a estação de Duas Igrejas.
Conjunto composto por edifício de passageiros e cais coberto adossados (EP+CC), edifício das instalações sanitárias, habitação de pessoal e depósito de água. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular e fachadas de um piso e pano central amansardado, com dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco de cantaria e silhar de azulejos policromos, de padrão fitomórfico terminado em friso, de cunhais em silharia fendida e rematadas em friso e cornija de cantaria. A fachada principal surge virada a sudeste, rasgada no piso térreo por portais de arco abatido com fecho relevado, e no segundo piso por janela de peitoril de igual modinatura. A fachada posterior tem esquema semelhante. INTERIOR com o espaço dividido entre as áreas de serviço no piso térreo e a habitação do chefe de estação no segundo piso. CAIS COBERTO de planta retangular, tendo na fachada principal e posterior portal de verga reta, entre janelas jacentes de arco abatido e fecho saliente. Na fachada lateral possui porta descentrada de verga reta e painel de azulejos toponímico.
Materiais
Observações
EM ESTUDO