Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal em empena truncada, com sineira, e rasgada por portal em arco de volta perfeita, com moldura formada pelas aduelas. Fachadas com cunhais simples e remates em cornija de betão e beiral, as laterais rasgadas por fresta na zona do altar-mor. Coberturas interiores de betão de dois panos e retábulo de madeira pintada, de estrutura de inspiração neobarroca. Capela em que apenas se destaca a robustez e austeridade do portal e a sineira em cantaria moldurada, sem coincidência entre o interior e exterior, este formando nave e capela-mor. Retábulo-mor de madeira pintada com estrutura simples e alguns elementos de inspiração barroca, como as colunas, possuindo sacrário embutido na base do nicho.
Planta longitudinal simples, sem coincidência entre exterior e interior, com cobertura de telhado homogéneo de três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de azul, tendo remates de cornija de betão e beiral. Fachada principal voltada a O., com empena truncada e encimada por sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes e rematada por cruz latina, rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura formada pelas aduelas graníticas, com aresta biselada e porta de duas folhas metálica com bandeira e vidro, pintada de verde. Fachadas laterais são semelhantes, com fresta estreitíssima na zona do altar-mor, sendo a posterior cega, em empena. INTERIOR com nave e capela-mor mais estreita e baixa, rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril em madeira encerada, com pavimento e ladrilho cerâmico e coberturas em betão, pintado de branco, de dois panos. Portal axial com perfil de volta perfeita, enquadrado por moldura rectangular. O arco triunfal abatido com moldura de madeira acede à capela-mor, onde surge o retábulo-mor de talha pintada de branco, com escassos elementos decorativos avivados a ouro, de planta recta e um eixo com nicho central albergando a imagem de vulto do orago, flanqueado por colunas sobre plinto decorado com rosetões, fuste estriado no terço inferior e o superior tendo motivos fitomórficos; remate em friso com os símbolos do martírio do orago, encimado por denticulado e frontão triangular, ladeado por pináculos piramidais com bola; altar em forma de urna, de madeira em branco, surgindo, sob o nicho, sacrário simples, com cálice dourado na porta.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito e betão, com muros rebocados e pintados; molduras e sineira em cantaria de granito; cobertura interior de betão; telha na cobertura exterior; pavimentos em tijoleira; porta metálica e envidraçada; lambris e retábulo-mor de madeira.
Observações