Arquitectura infraestrutural e política e administrativa, vernácula. Fonte de mergulho, de planta rectangular, em cantaria, com acesso por portal em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes e cobertura interior em abóbada de berço assente em cornija. Casa de planta rectangular simples, de dois pisos, rasgados por vãos rectilíneos com molduras de cantaria salientes, correspondentes em ambos os pisos. Fachada principal com escadas salientes de acesso à zona residencial. Interior com piso térreo em lajeado de granito.
FONTE de planta rectangular, em cantaria de granito aparente com as juntas pintadas de branco, remtada em cornija e com pináculos nos ângulos e cobertura em cantaria de três panos. Fachada principal virada a NO., com acesso ao tanque por arco de volta perfeita assente em impostas salientes, rematando em empena truncada por cruz latina, assente em plinto paralelepipédico moldurado. O interior possui cobertura em abóbada de berço de cantaria, assente em cornija. A CASA é de planta rectangular simples, com dois pisos e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa cinzenta, com cunhais perpianhos e remate em friso de betão. Fachada principal virada a NO., de três panos, o do lado esquerdo em cantaria de granito aparente em aparelho isódomo, rasgado por dois vãos rectilíneos sobrepostos, ambos com moldura de cantaria, correspondente a uma porta no piso inferior e janela de peitoril no superior. O pano central possui escadas salientes em cantaria aparente, com as juntas preenchidas a argamassa pintada de branco e guarda em ferro, sendo a sua cobertura suportada por pilar; no topo, parede pintada de branco, rasgada por vão rectilíneo protegido por grade em ferro. No lado direito, o terceiro pano, de maiores dimensões, com o piso inferior rasgado por duas portas, a que correspondem duas no superior, que abrem para varanda alpendrada, sustentada por pilares, sendo a sacada sustentada por mísulas; todos os vãos são rectilíneos e com molduras salientes em granito. Fachada lateral esquerda virada a NE., com porta no primeiro registo, encimada por janela de peitoril, ambas rectilíneas e com molduras. A fachada lateral direita, virada a SO., tem, no primeiro registo, pequena janela jacente, com moldura de cantaria, e grande vão de acesso à garagem, protegido por portão metálico; no piso superior, três portas que abrem para a varanda alpendrada que prolonga a da fachada principal, com as mesmas características. Fachada posterior, a única que não confina com vias públicas, encontra-se parcialmente adossada, apresentando, no primeiro piso, corpo saliente cego, sobre o qual surge terraço, que prolonga as varandas referidas anteriormente, com guarda férrea e acesso por porta de verga recta.
Materiais
Estrutura em granito, na casa parcialmente rebocada; cunhais, modinaturas, cornija, cruz e pavimento do primeiro piso em cantaria de granito; cobertura, placas e friso do remate da casa em betão; pavimentos do segundo piso em tijoleira; caixilharias em alumínio; janelas em vidro simples; coberturas em telha cerâmica.
Observações