Arquitectura religiosa, quatrocentista ou quinhentista, maneirista e rococó. Igreja paroquial de linhas depuradas e robustas, integrando-se na tipologia de igrejas de fronteira, de planta longitudinal, composta por nave de dois tramos, definidos por arcos diafragma e contrafortes exteriores, capela-mor mais estreita e alta e sacristia adossada ao lado esquerdo. Fachada principal em empena truncada por sineira de duas ventanas de volta perfeita, rasgada por portal de volta perfeita emoldurado pelas aduelas. Fachadas com cunhais simples, em cantaria e remates em beiral, a lateral direita rasgada por porta travessa de volta perfeita e fresta em capialço no volume da capela-mor. Interior com coberturas de madeira, em vigamento na nave e em falsa abóbada de berço pintada na capela-mor. Pia baptismal e púlpito seiscentistas no lado do Evangelho e retábulos de talha dourada e policromada, o colateral do Evangelho maneirista e os demais de estilo rococó.
Planta longitudinal, composta por nave de dois tramos, definidos por arcos diafragma e pelos contrafortes exteriores, capela-mor rectangular mais alta e estreita e sacristia no lado N., de volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na nave e capela-mor e de uma água na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal em cantaria de granito aparente com aparelho isódomo, percorridas por embasamento escalonado, adaptando-se ao desnível do terreno e remates em beiral. Fachada principal virada a O., desenvolvendo-se acima da cornija horizontal ampla sineira de dois arcos de volta perfeita, moldurados pelas aduelas, solução visível no portal, igualmente em arco de volta perfeita com aresta biselada com quatro aduelas desenvolvidas e pedra de fecho mais esguia, protegido por porta de duas folhas pintadas de verde. cujo desenho sugere frontispício em empena truncada por sineira. Fachada lateral esquerda, virada a N., é cega, marcada por um contraforte e pelo volume da sacristia, com os cunhais em cantaria. Fachada lateral S. marcada por um contraforte e porta travessa em arco de volta perfeita moldurada pelas aduelas; no volume da capela-mor, rasga-se fresta em capialço. Fachada posterior em empena cega com cruz no vértice, surgindo, no volume da sacristia, fresta em capialço com moldura de cantaria. INTERIOR rebocado e pintado de branco, excepto a parede fundeira em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, rasgada por portal em arco abatido, com pavimento em lajeado e cobertura em vigamento de madeira a duas águas. No lado do Evangelho, tem, no primeiro tramo, pia baptismal de forma troncocónica, assente em pequeno pedestal galbado, sobre a qual surge uma tela representando o "Baptismo de Cristo"; no segundo tramo, púlpito quadrangular assente em coluna granítica e com guarda plena do mesmo material com acesso por escadas de quatro degraus no lado direito, a que se segue, em plano superior, nicho de volta perfeita com moldura estriada, contendo imaginária e oratório de madeira com Nossa Senhora de Fátima. No lado da Epístola, o primeiro tramo é marcado pelo coro-alto, em diagonal, de madeira com guarda do mesmo material e acesso por escada de dois lanços no mesmo lado; no segundo tramo, porta em verga recta, ladeada por pia de água benta concheada. Arco triunfal levemente apontado, assente em impostas salientes e flanqueado por retábulos em talha dourada e policromada, dedicados a Nossa Senhora das Dores (Evangelho) *1 e Nossa Senhora da Lapa (Epístola). Capela-mor com pavimento em lajes graníticas e cobertura em falsa abóbada de berço, assente em cornija, de madeira pintada de branco, onde evoluem concheados, acantos e flores-de-lis, que envolvem reserva central com a pomba do Espírito Santo; nos ângulos, as representações dos quatro Evangelistas, através dos seus símbolos iconográficos. Na parede testeira, sobre supedâneo com degraus centrais, retábulo-mor de talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos definidos por seis colunas torsas e duas com fustes lisos decorados com concheados; no central, ampla tribuna com trono de quatro degraus e fundo pintado com concheados; os laterais com mículas encimadas por baldaquinos e drapeados em cortina. Remate em fragmentos de frontão e cornija, adaptando-se à estrutura da cobertura, com dois anjos e profusa decoração de concheados e acantos; no sotobanco, sacrário embutido. No lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia.
Materiais
Estrutura, sineira, contrafortes, cruz, molduras internas, pavimento, pias de água benta e baptismal, púlpito em granito; coberturas em telha cerâmica; janelas com vidro simples; ferro fundido; portas, coro-alto, coberturas de madeira; retábulos de talha dourada e policromada.
Observações
*1 - este poderia ter pertencido à Capela de Santo António em Freixo de Espada-à-Cinta (v. PT010404020055), onde se encontraria em simetria com o de São Bartolomeu.