Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício na Avenida Álvares Cabral, n.º 34 a 36

Edifício na Avenida Álvares Cabral, n.º 34 a 36

O ponto de interesse Edifício na Avenida Álvares Cabral, n.º 34 a 36 encontra-se localizado na freguesia de Campo de Ourique no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar modernista, de planta rectangular, volumetria paralelepipédica, com 7 pisos. A decoração é depurada, baseada num geometrismo de linhas rectas, arestas bem marcadas e volumes duros.

O edifício está implantado num terreno desnivelado, de configuração rectangular, em lote estreito e profundo, adossado a NE. e com o alçado SO. delimitado por um acesso calcetado à zona posterior. Apresenta planta rectangular, com cave, r/c e seis pisos, sendo o último recuado. A cobertura é em telhado de duas águas. O prédio dispõe de três frentes, tem um fogo por piso, exceptuando a cave - reservada à habitação da porteira -, e possui a tardoz logradouro em socalco, fazendo-se o acesso às escadas de serviço por passagem directa e a descoberto ao longo do alçado. O aproveitamento de um lote estreito resultou na concepção de um corpo paralelepipédico, de disposição vertical, com uma composição que reflecte, especialmente na frontaria, a organização do espaço concebida para um fogo por piso. A fachada principal apresenta um pano único, com envasamento de cantaria até à linha do peitoril das janelas do r/c, sendo a demais superfície rebocada e pintada, incluindo a guarda do terraço do andar recuado. O remate do edifício é idêntico, quase só perceptível no alçado lateral, e oculta o telhado que veio substituir a primitiva cobertura em terraço. A composição da fachada parte da definição de uma linha descentrada criada pela localização da entrada no topo do edifício, na parte em que está adossado. Frisos contínuos a percorrer horizontalmente a fachada marcam os pisos sobre a verga dos vãos regularmente abertos, envoltos por sacadas, também contínuas, que, descrevendo um ângulo recto, prolongam-se para o alçado. Nas sacadas, bem pronunciadas e salientes, distingue-se a guarda em barras de ferro rectangulares.

Materiais

Betão armado (pavimentos); alvenarias de pedra e tijolo (paredes, respectivamente, exteriores e interiores); grés (manilhas dos esgotos); chumbo (canalizações); ferro (gradeamentos); vidro; telha; madeira;

Observações

EM ESTUDO *1 - esta avenida foi aberta nos anos 30 do séc.20, datando portanto grande parte do loteamento para construção urbana desta época. Ainda hoje, excluindo casos pontuais, quer preexistências quer intervenções recentes, o prédio de arquitectura modernista tem expressão significativa.