Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palacete do Visconde de Santo Ambrósio

Palacete do Visconde de Santo Ambrósio

O ponto de interesse Palacete do Visconde de Santo Ambrósio encontra-se localizado na freguesia de Campo de Ourique no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Palacete oitocentista, de planta pentagonal cujo alçado principal coincide com o seu lado menor e se articula com pátio, com limites murados, coincidentes com o prolongamento dos alçados laterais

Planta pentagonal, articulada com pátio de planta em hexágono irregular, volumetria peralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a 2, 4 e 5 águas articulados nos ângulos. De 2 pisos separados por friso de cantaria, superfície murária em reboco pintado com cunhais e soco em placagem de cantaria, animada pela abertura de vãos com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a E., coincidente com o lado menor do pentágono, e articulado com pátio de entrada delimitado por muro com gradeamento metálico de 3 panos (com portão axial lateralmente guarnecido por pilastras de cantaria em silharia fendida superiormente rematadas por vasos) cujos extremos adossados ao edifício ostentam remate em grandes volutas. O alçado compõe-se de 3 corpos, parcialmente separados por pilastras de cantaria, sendo os laterais oblíquos em relação ao central, em plano reentrante e mais estreito. Reconhece-se piso térreo rasgado a eixo por portal de verga recta e animado por galeria em arco abatido suportada por pilastras de secção quadrada, que se converte, ao nível do 1º andar, em varanda contígua a todo o alçado - com guarda em ferro fundido ritmada por plintos. No piso superior observa-se corpo central dominado por janela de sacada com bandeira, inscrita em arco de volta perfeita em cantaria com impostas destacadas, e corpos laterais, vazados, cada um, por 2 janelas de sacada de verga curva e de menor vão. Alçados laterais a N. e a SE., com o mesmo tipo de organização de vãos, tem piso térreo rasgado por vãos de verga recta encimados, ao nível do 1º andar, por janelas de sacada de verga curva com guarda metálica em ferro fundido. O edifício é superiormente rematado por cornija continuada acima da qual se eleva platibanda em balaustrada (excepto no que respeita ao remate do corpo central, em muro decorado com estuques) ritmada por plintos decorados com urnas.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado e fundido, madeira, vidro

Observações