Portal de Cidadania

Edifício no Largo de Santos, n.º 3

Edifício no Largo de Santos, n.º 3

O ponto de interesse Edifício no Largo de Santos, n.º 3 encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial do séc. 20, bastante simples em termos estruturais, cuja dinâmica vive de um ressalto central, criando três panos, e pela forma como as modinaturas dos vãos variam. Possui embasamento de cantaria e acha-se totalmente revestido a placas de e de cantaria, na zona inferior, algumas em esbarro, sobre as montras das janelas, rematando em friso saliente. A zona central possui portas rectilíneas e janelas de peitoril com o mesmo perfil, mas com jambas em ângulo oblíquo, surgindo, nos panos laterais, sacadas de cantaria, assentes em mísulas, com guardas vazadas metálicas e janelas de peitoril simples.

Planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal virada a SE., evoluindo em quatro pisos, com os panos revestidos a placas, com embasamento e zona do primeiro piso revestidos a cantaria de granito e remate constituído por amplo friso, sustentado, na zona central por cinco mísulas de cantaria. O edifício é simétrico, cujo eixo é formado pela zona central, em ressalto, rasgada por portal de verga recta e moldura saliente, ladeado por duas portas e duas montras rectilíneas, todas de acesso a lojas. Sobre estes, surge uma pequena saliência, que protege a entrada, marcada por três frisos de cantaria, sobre os quais se rasgam, em cada piso, três janelas de peitoril rectilíneas, com molduras de cantaria e jambas em ângulo oblíquo, rematadas, ao centro, por elemento de cantaria, as do terceiro piso com pequena orifício de escoamento de águas e as do terceiro com pano de peito em cantaria, vazado por cinco pequenos vãos rectos. Os panos laterais possuem, no piso inferior, lojas, cada uma com duas portas e montras, sustentadas por elementos de cantaria em esbarro, surgindo, no imediato, duas janelas de sacada, com bacia de cantaria, assente em duas mísulas curvas e com guarda metálica vazada, para onde abrem portas-janelas rectilíneas, encimadas por elemento de cantaria central; os demais pisos possuem janelas de peitoril com molduras simples, as do piso superior com elemento de escoamento de águas.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, revestida a placas de e de cantaria; embasamento, modinaturas, bacias das sacadas e mísulas em cantaria; janelas e portas das lojas em metal; caixilharias de madeira e vidro simples; cobertura em telha.

Observações

*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.