Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal de Santarém

Câmara Municipal de Santarém

O ponto de interesse Câmara Municipal de Santarém encontra-se localizado na freguesia de União de Freguesias da cidade de Santarém no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Arquitectura político-administrativa, manuelina e romântica. Edifício concebido para albergar os Paços do Concelho, de 3 andares, com rasgamento simétrico de vãos na fachada; da campanha de obras manuelina restam os grandes arcos do piso térreo; as obras oitocentistas deram ao edifício um aspecto de residência burguesa, de fachada lisa revestida de azulejos e rematada por balaústres em faiança, alinhando-se então a fachada pelos outros prédios.

Planta composta por vários polígonos adossados, volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado. Fachada principal virada a S., de 3 pisos, delimitada por rodapé e cunhais em cantaria e rematada por balaustrada em faiança; total revestimento em azulejo de padrão polícromo oitocentista, de 2 tipos. No piso térreo 4 portas, 2 de verga em arco segmentar, 2 de verga recta; nos 2 pisos superiores portas janelas com balcão em ferro fundido. Nos cunhais as armas de Portugal (sem coroa) e o brasão da cidade. Uma lápide afixada no piso térreo, datada de 1935, relembra a participação daquela Câmara no apoio dado ao conde de Unhão na restauração da independência, em 1640. Interior - O acesso faz-se através do 2º portal em arco segmentar, para um vestíbulo, onde se rasgam 2 arcos em cantaria, o da direita comunicando com o piso térreo, o da esquerda com escada de um lanço de acesso aos pisos superiores; silhar de azulejos de padrão pombalinos no vestíbulo, com painéis marmoreados da mesma época no primeiro lanço da escada; uma porta de verga recta comunica com ampla sala do lado esquerdo, aberta para a fachada pelas 2 portas de verga recta nela rasgadas; nos fundos do piso térreo 2 grandes arcos redondos assentes em bases em cantaria, hoje parcialmente embebidos na parede; na actual garagem, antigas cavalariças, com acesso pela primeira porta em arco segmentar, 2 grandes arcos redondos paralelos à fachada. Uma segunda escada, paralela à primeira já referida, dá acesso ao piso superior, com o qual comunicava ainda uma escada hoje entaipada, disposta perpendicularmente a esta última. No piso superior destaca-se a sala nobre com tecto em masseira e florão em estuque, hoje dividida a meio.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra; cantaria em cunhais, molduras, degraus; cobertura em telha cerâmica; caixilharia e portadas em madeira; revestimento de azulejo.

Observações

*1 - da sala onde antigamnete se realizavam as sessões camarárias, foram retirados os silhares de azulejos representando alegorias, hoje na sala nobre dos actuais Paços do Concelho, no Palácio Menezes. *2 - está prevista a instalação de um espaço museológico, onde poderá ser apreciado o abastecimento de água ao concelho.