Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Marta

Capela de Santa Marta

O ponto de interesse Capela de Santa Marta encontra-se localizado na freguesia de Gançaria no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa. Capela rural com fachada de empena triangular e pequena sineira, antecedida de alpendre. Nave única com tecto em madeira, capela-mor abobadada.

Planta longitudinal, composta pela justaposição da nave e da capela-mor; a S. adossa-se a sacristia e o corredor de acesso ao coro alto, a O. o alpendre. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a nave e capela-mor, de 1 água sobre os anexos, de 3 águas sobre o alpendre. Fachada principal virada a poente, rematada por empena triangular, ladeada por pequena sineira e antecedida por alpendre assente em colunas de fuste cilíndrico; a meio do paramento rasga-se um portal moldurado de verga recta, com janelas ferradas laterais; abaixo da empena um nicho de vão quebrado com a imagem em barro de São Lázaro. A sineira é envolvida lateralmente por grandes acantos. Na fachada lateral S. o volume do anexo de serviços, com porta lateral, uma fresta e a janela da capela-mor. Fachada posterior rematada por empena triangular. NoINTERIOR a nave única é coberta por tecto de 3 planos, em madeira. Sobre o portal o coro alto em madeira. Uma pia de água benta com pedestal junto à entrada; nas proximidades do arco trinfal uma peanha com uma imagem em pedra quinhentista, representando Santa Marta. Arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas, decoradas com almofadados incisos. Capela-mor coberta por abóbada de berço redondo, iluminada por janela rasgada no alçado N; um nicho rasgado sobre o altar guarda a imagem em barro policromado da padroeira; na parede S. uma pia de água benta em forma de concha.

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco. Molduras e colunas em cantaria. Pavimento em tijoleira. Tecto da nave e coro alto em madeira, cobertura em telha cerâmica.

Observações

A imagem quinhentista da padroeira, na peanha da nave, foi encontrada emparedada no coro alto, durante as recentes obras de recuperação.