Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palacete romântico da família Caldas

Palacete romântico da família Caldas

O ponto de interesse Palacete romântico da família Caldas encontra-se localizado na freguesia de União de Freguesias da cidade de Santarém no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Casa abastada barroca e romântica, integrada numa tipologia característica dos sobrados setecentistas da cidade - portal e janela de sacada sobreposta, dando acesso ao interior através de átrio empedrado para o qual abrem portas de serviço e o vão da escada; piso nobre demarcado pelo distinto emolduramento dos vãos, com linteis arquitravados, mais trabalhado o da janela sobreposta ao portal. O revestimento total da fachada com azulejos conferiu-lhe um carácter romântico. Edifício de invulgares dimensões, ocupando todo um quarteirão.

Planta composta por vários rectângulos adossados, ocupando todo um quarteirão. Massas articuladas com coberturas diferenciadas em telhado e terraço. A fachada principal virada a S., acompanhando a leve inflexão da rua, ergue-se em 3 registos, divididos em 2 panos de diferente dimensão com pilastras divisórias; enquadrada lateralmente por cunhais apilastrados, inferiormente por rodapé, é rematada por cimalha moldurada; os pisos são divididos por friso e cornija moldurada; vãos de portas e janelas rasgam o piso térreo, portas janelas com sacadas guarnecidas por guardas em ferro, o pano maior do 1º piso, janelas de peitoril o pano menor, portas janelas abrindo para 2 balcões corridos o piso superior. Destaca-se o portal de acesso, de verga em arco segmentar, aberto a meio do pano maior, sobrepondo-se-lhe uma das janelas de balcão, de vão idêntico, rematada por lintel arquitravado. A fachada é integralmente revestida por azulejos, de 2 padrões florais oitocentistas em azul e branco, com faixas emoldurando as cantarias. Nas fachadas laterais os pisos são demarcados por frisos e os vãos igualmente enquadrados por molduras em cantaria. Na fachada posterior, que deita para logradouro rodeado por muro alto, destaca-se um corpo avançado prismático com amplo terraço ao nível do 1º piso, o telhado das antigas cavalariças e uma escada de serviço exterior, em betão. O acesso ao interior do corpo principal faz-se pelo portal, através de átrio empedrado, guarnecido por silhar alto de azulejos de padrão geométrico, que estabelece a comunicação com a escadaria e o logradouro com cisterna; uma escada de 2 lanços permite o acesso aos 2 pisos superiores. Destacam-se as salas intercomunicantes do andar nobre, abrindo para a fachada principal e fachada lateral O., com estuques nos tectos, e os frescos em algumas das divisões do piso superior. O acesso ao interior do corpo lateral faz-se por porta rasgada na Trav. da Boleta.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo rebocada e caiada (fachadas laterais e posterior), revestida de azulejos (fachada principal); betão armado no corpo do lado direito e escada de serviço; cunhais, molduras divisórias e de enquadramento em cantaria; telha cerâmica; azulejo na frontaria e átrio; caixilharia em madeira; sacadas e grades em ferro forjado e fundido.

Observações