Arquitectura cultural e recreativa, ecléctica. Teatro e sede de uma associação cultural cujo edifício resulta do antigo teatro remodelado e da construção recente de um corpo novo. O teatro, de planta em L, tem cobertura em telhado, resguardado por platibanda, fachadas rebocadas e pintadas, enquadradas por embasamento de cantaria e divididas por pilastras, também de cantaria, criando diversos panos sobre os quais se rasgam vãos de composição idêntica, piso a piso. O teatro insere-se no grupo de auditórios de planta rectangular, de cena contraposta, com uma sala para 119 lugares distribuídos por plateia e um balcão. Tem um palco de configuração quadrangular, com pendente, dotado de proscénio e subpalco.
Planta longitudinal composta por dois rectângulos em "L", correspondente ao primitivo Teatro Taborda, a que se adossa um corpo de planta trapezoidal, construído recentemente para criar outros espaços de apoio às actividades da associação cultural sediada no edifício. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado e em terraço. A frontaria define-se nas duas fachadas, de diferentes dimensões mas de composição similar, abertas para o largo. A fachada N., correspondente ao corpo de 4 pisos, incluindo cave, onde se situam o átrio, a bilheteira e a escada principal, é composta por dois panos desiguais separados por pilastras e rematados por platibanda, sendo rasgados por portas-janelas no piso térreo e por janelas de peitoril no piso superior. A entrada principal abre-se no pano maior, através de vão em arco de volta inteira moldurado a cantaria com pedra de fecho unida a uma pequena janela sobreposta. A fachada E., correspondente à sala de espectáculos e caixa de palco, apresenta seis panos com igual altura e remate; os dois panos medianos iguais, rasgados por janelas de verga recta, no piso térreo, são sublinhados por frisos paralelos à faixa divisória dos andares; os dois panos seguintes são rasgados por portas com frestas sobrepostas, idênticas à porta principal, e constituem acessos directos ao palco e à plateia; os dois panos extremos, mais estreitos, são vazados apenas no piso superior por janelas de peitoril iguais às dos restantes panos. A fachada posterior, virada para o logradouro é composta por dois corpos de diferentes alturas: o corpo a O., de três pisos, rematado por terraço, rasgado por vão tripartido e por duas portas sobrepostas, uma com balcão, no 3º piso, outra com escada de acesso ao logradouro, no 2º piso; um corpo mais extenso, à esquerda, subindo em cinco pisos, o último demarcado por faixa e vazado por janelas, parcialmente sobreposto ao corpo mais baixo; os dois pisos sobrepostos, são vazados por portas-janelas com balcões em ferro, no eixo das portas dos pisos inferiores. INTERIOR - os espaços para o público, incluindo espaços de estar, espaços de apoio, espaço cénico e espaços técnicos distribuem-se pelo corpo em L, com aproveitamento dos pisos acima e abaixo do vão do auditório (respectivamente, 3 salas de aula e biblioteca e 2 camarins colectivos, com instalações sanitárias, guarda-roupa e acesso ao sub-palco e palco); no corpo novo, de planta trapezoidal, encontram-se a sala estúdio, a galeria/bar, as salas de exposições e gabinetes. Espaços de estar para o público: franqueada a porta principal, acede-se ao átrio, de onde parte a escada de comunicação com os pisos superiores - desembocando no foyer do primeiro balcão (piso 1) e no átrio da biblioteca (piso 2) - e inferior - zona dos camarins e subpalco; do átrio do piso 0 parte ainda um corredor de ligação ao corpo adossado a E., onde se localiza, na junção dos dois corpos, um átrio poente e uma escada; esta solução repete-se em todos os pisos. A bilheteira, com atendimento para o interior e lugar para um funcionário, situa-se no átrio nascente, enquanto o bengaleiro, com capacidade para atender uma pessoa, está localizado no foyer da plateia. As instalações sanitárias encontram-se no espaço de junção dos dois corpos (escada poente), entre o primeiro e segundo pisos. Espaço do AUDITÓRIO - sala de planta rectangular, constituindo um espaço independente do palco, ligado a este pela boca de cena em arco abatido; apresenta uma lotação de 119 lugares distribuídos por plateia (100) e balcão (19). Plateia com pendente, de coxias longitudinais laterais e transversais a terços e de boca, com cadeiras fixas forradas de tecido vermelho; pavimento de alcatifa cinzento escuro e paredes estucadas e pintadas de cor laranja. O balcão, em consola, descreve um U aberto, tem pavimento e cadeiras iguais às da plateia e guarda em ferro trabalhado assente sobre base revestida a madeira. O tecto é de madeira, de cor castanha escura, integrando sistema de iluminação regulável por sectores. Espaços cénicos: PALCO - tem uma área de cena de 5 m x 6, 5 m, dispondo de coxias laterais, pendente, paredes de cor preta, soalho de madeira disposto perpendicularmente à boca de cena e acesso de carga directo à rua. Tem proscénio. Espaços técnicos: A caixa de palco tem teia com piso em madeira e perfis metálicos e um nível de varandas laterais e de fundo em madeira; dispõe de subpalco de estrutura em fixa em betão, dotado de quarteladas e plataforma elevatória , sendo utilizado também como armazém, oficina e sala de ensaio. A régie de direcção de cena realiza-se no palco, à esquerda da área de cena. A régie de som e a régie de luz partilham o mesmo espaço, estando localizadas na cabina de projecção. Esta localiza-se ao fundo do balcão.
Materiais
Estrutura em alvenaria de tijolo e blocos de fibrocimento, betão armado. Fachada principal virada a nascente embasamento, soco, pilastras e guarnições dos vãos em pedra de cantaria bojardada a pico fino. Paredes rebocadas e pintadas a tinta plástica de cor amarela. Caixilharias de madeira pintada a branco com aro bordeaux e vidro simples. No interior, os pavimentos das circulações e foyers da plateia e balcão são revestidos a pedra mármore, assim como as escadas. Sala com pavimento de alcatifa, paredes rebocadas e pintadas a tinta de cor de laranja; guarda do balcão de ferro fundido com corrimão de madeira. Tecto em forro de madeira.
Observações