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Igreja de Santa Clara

Igreja de Santa Clara

O ponto de interesse Igreja de Santa Clara encontra-se localizado na freguesia de União de Freguesias da cidade de Santarém no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Mosteiro de Clarissas construído no período gótico, remodelado nos séculos 17 e 18, e restaurado segundo conceitos puristas no séc. 20, adquirindo uma feição revivalista neogótica. Conjunto composto por igreja e espaço regral desaparecido que se desenvolvia no lado direito, em torno de amplo claustro. Igreja de planta em cruz latina, de expressão mendicante, composta por três naves escalonados com clerestório, de oito tramos definidos por arcos assentes em pilares com colunas adossadas, de perfis cruciformes, transepto e cabeceira escalonada de cinco capelas, com coberturas de madeira na nave e em abóbada na capela-mor, esta facetada, sendo em falsas abóbadas de berço nos absidíolos, iluminada uniformemente por frestas e janelas de dois lumes rasgadas nas fachadas laterais e na capela-mor. A igreja era diminuta, apenas com dois tramos, sendo a demais zona ocupada pelo coro, pontuado por várias capelas de talha e cantaria, onde se erguia o cadeiral e um órgão oitocentista. Fachada principal rasgada por ampla rosácea e escorada por contrafortes de esbarro, onde existia um primitivo acesso axial, entaipado no séc. 17, ganhando uma entrada principal lateral, como é regra para os conventos femininos. Fachadas com cunhais perpianhos e rematadas em cornijas assentes em cachorradas simples, as laterais rasgadas por portas travessas, a do lado esquerdo resultante das obras do séc. 17 e a oposta simples, de verga reta. Interior com batistério e simples altar-mor. O restauro removeu o azulejo e talha da nave, sendo refeitas as frestas, rosácea e as coberturas, especialmente a neogótica da capela-mor. No interior, mantém vestígios da pintura mural seiscentista nos tramos da nave e duas pinturas hagiográficas, enquadradas por quadraturas, formando nichos em abóbadas de concha. Possui um ossário na parede testeira, embutido no local onde se ergueria o antigo portal axial, o qual se encontrava, antes das obras de restauro, junto ao cadeiral do coro-alto. Mantém, ainda, o antigo túmulo gótico de D. Leonor Afonso, encontrado enterrado na nave durante as obras de restauro, com edículas representando figuras da Ordem franciscana, tendo, nos topos, cenas religiosas, representando, numa delas, a Estigmatização de São Francisco. Na fachada lateral esquerda é visível, no aparelho, a marcação do primeiro piso do claustro, em torno do qual se desenvolviam três dormitórios, enfermaria, cozinha, refeitório, arrecadação, sacristia e, separado, a hospedaria dos padres confessores e casa dos criados. Era rodeado por cerca de semeadura pontuada por oliveiras.

Planta poligonal composta por três naves escalonadas, transepto bastante saliente e cabeceira de cinco capelas escalonadas, e pequena sineira no lado direito, de volumes articulados e com coberturas diferenciadas em telhados de uma (naves laterais), duas, quatro (sineira) e sete (ábside) águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria de calcário aparente, tendo cunhais em cantaria, perpianhos, e rematadas em cornijas, assentes em cachorrada. Fachada virada a O., a antiga principal, rematada em empena muito aguda, alteada relativamente à cobertura, com cruz latina no vértice. Está dividida em três panos definidos por contrafortes de esbarro, o central com dois registos definidos por friso, o superior rasgado por rosácea sobrepujada pelas armas reais. Os panos laterais, em meia empena são cegos. No lado direito, a torre sineira, rasgada por duas ventanas nas faces N. e S. e por uma nas demais, todas em arcos de volta perfeita. Fachada lateral esquerda rasgada, em cada uma das naves, por seis frestas, as da nave lateral simples, sendo as da central escavadas e envolvidas por arcos de volta perfeita, sendo de dois lumes. É rasgada por portal de verga reta e moldura simples, flanqueado por duas pilastras de fustes almofadadas, que sustentam friso ornado por entrelaçados de flores e acantos e frontão triangular interrompido pelas armas portuguesas, ladeado por urnas sobre plintos paralelepipédicos de faces almofadadas; está protegido por porta de madeira almofadada, de duas folhas e bandeira. A fachada lateral direita é marcada por ressalto na nave lateral, correspondente à zona onde se adossava o claustro, tendo, em cada nave, sete janelas escavadas no muro, envolvidas por arco de volta perfeita, sendo de dois lumes. Possui porta travessa de verga reta e moldura simples. O transepto é bastante saliente com o topo dos braços rematados em empena, elevada relativamente à cobertura e com cruz no vértice, rasgados, por amplas frestas de dois lumes e com espelho vazado por óculo circular. A empena do arco triunfal eleva-se sobre a cobertura, com cruz latina no vértice, sendo rasgada por rosácea. A cabeceira é simétrica, com capela-mor de remate facetado, possuindo contrafortes de esbarro nos ângulos, rasgada por cinco amplas frestas de dois lumes e espelho vazado por óculo circular. As capelas laterais rematam em empena e possuem frestas escavadas no muro, de perfis apontados. INTERIOR com as naves dividida em oito tramos, definidos por arcos formeiros, assentes em pilares com colunas embebidas, as dos primeiros tramos ostentando pinturas murais de brutesco. As paredes estão rebocadas e pintadas de branco, com coberturas de madeira nas naves e pavimentos em ladrilho com corredores em lajeado de calcário. As portas travessas possuem pias de água benta em forma de concha. No lado do Evangelho, elevada por um degrau de ângulos chanfrados, a pia batismal, em cantaria de calcário, composta por pé facetado ornado por folhagem, e taça facetada e bojuda, de bordo saliente e percorrido por torso vegetalista, contendo inscrição. No lado oposto, a porta de acesso à antiga tribuna do coro, de verga reta. Na parede fundeira, o túmulo de D. Leonor Afonso, embutido no muro, tendo, fronteiro o túmulo gótico da mesma. Na nave colateral da Epístola, confessionário móvel de madeira. Arco triunfal de perfil apontado, ladeado pelas capelas colaterais, também com acesso por arcos apontados, assentes em pilares de cantaria, possuindo mesas de altar paralelepipédicas, a do Evangelho dedicada ao Santíssimo, possuindo sacrário. Estão ladeadas por salas de arrumos, a do Evangelho, servindo de sacristia. Capela-mor com mesa de altar em cantaria de granito, composta por tampo assente em pilares, tendo, na parede testeira, um Crucificado.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de calcário aparente, rebocado e pintado no interior; modinaturas, corredores no pavimento, arcos, cachorros, cornijas, pilastras, túmulo e ossário em cantaria de calcário; coberturas, portas, bancos e armários de madeira; janelas com vidro colorido; coberturas exteriores em telha cerâmica; pavimento em ladrilho.

Observações

*1 - o sarcófago de Martim Afonso Chichorro encontra-se no Museu da Igreja de Alporão assim como uma escultura de Cristo Sentado, de meados do séc. 14 de influência francesa. *2 - a igreja tem três naves com capela-mor com retábulo de talha dourada com as imagens de São Francisco e Santa Clara e sacrário com o Santíssimo; tem as capelas colaterais dedicadas a Santa Clara (Evangelho) e ao Crucificado (Epístola); na nave, no lado do Evangelho, a capela de São João Evangelista, surgindo, no lado oposto, a de São João Baptista e Nossa Senhora das Mercês. "Na parede, que divide o coro da Igreja, por cima do comungatorio, se vê hum altar para onde se sobe por escadas por dentro das paredes dos lados e nelle está collocado hum sacrario com o Sanctissimo Sacramento, e de tal sorte está posto que tem duas portas, huma para a Igreja, e outra para o coro de cuja parte tem outro altar, com as mesmas escadas, e varanda, que está pella parte da Igreja". O coro tem três naves com os altares do Santo Cristo dos Passos e Nossa Senhora da Conceição. *3 - o edifício é referido como tendo um grande convento com três dormitórios com as frentes viradas a E., O. e S., tendo a igreja a N.; em torno do edifício, a casa para os padres e criados, com uma casa de residência para o Capelão e uma hospedaria, duas casas térreas junto à Porta do Carro, uma casa de sobrado atrás da igreja e uma casa no adro da igreja; está rodeado por terras de semeadura com muitas oliveiras, na cerca de fora, arrematadas a Luís Pereira. *4 - uma mesa em pau-santo, imagem em barro, representando São Pedro, em meio-corpo, uma Santa Clara em pedra, azulejos relevados, azulejos com figuras e flores, 86 azulejos com animais, navios e flores provenientes das celas, Calvário em barro, imagem da Virgem com o Menino em pedra, Custódia, cruz com embutidos em madrepérola, baixo-relevo em pedra com a Fuga para o Egipto, quadro de madeira a representar Santa Ana e São Joaquim, um Crucificado em marfim, Nossa Senhora da Piedade em pedra, Nossa Senhora da Porciúncula. *5 - os dormitórios têm grandes corredores para onde comunicam as celas com tetos em mau-estado; no coro, quatro capelas de talha e três em pedra, um altar com o busto de São Pedro, o cadeiral, a capela com os Mártires do Japão, um órgão, duas capelas colaterais de talha, retábulo-mor. *6 - na Portaria, os quadros de Nossa Senhora da Praça, São João Evangelista e São José com Nossa Senhora; no coro, o painel de São José, Santos Mártires, Moisés, Nascimento de São João Baptista, três pinturas de São João no Deserto, Degolação de São João Baptista, Ecce Homo, Santa Clara, Anunciação, Natividade, Circuncisão, Fuga para o Egipto, Menino no Templo e as Bodas de Caná, a imagem do Calvário, São Gonçalo, São Cristóvão, São Estanislau, Santa Clara e Nossa Senhora; no Refeitório, três quadros, entre os quais, Nossa Senhora e São João; no ante-coro, três quadros.