Portal de Cidadania

Palácio Rodrigues de Matos

Palácio Rodrigues de Matos

O ponto de interesse Palácio Rodrigues de Matos encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Palácio setecentista, sóbrio, resultado da reconstrução de um primitivo edifício quinhentista, apresenta características próximas da arquitetura residêncial pombalina. Ostenta uma planta poligonal, retangular, simples, desenvolvida em três pisos, com fachadas rebocadas e pintadas a branco, rasgadas por vãos retilíneos com molduras de cantaria. Coberturas telhadas a duas águas. Fachada principal orientada a nascente, de pano único, rasgado por sete vãos separados entre si por medalhoes retilíneos almofadados em gesso nos pisos cimeiros, sendo o primeiro ritmado pela alternância entre janelas de peitoril com moltura de cantaria simples e de sacada inscritas em arco abatido com pedra de fecho saliente, encimados, no primeiro piso por sete janelas de peitoril com moldura retilínea e, no último piso, piso nobre, por sete janelas de sacada servidas por guardas de ferro forjado pintadas de verde. Fachadas laterais adossadas aos edifícios que lhe são contíguos, fachada posterior, de três pisos, rasgada por vãos quadrangulares com molduras de alvenaria simples, que antecede um saguão murado. O muro é rasgado por uma porta de verga reta e o acesso a uma garagem. No interior destacam-se os silhares de azulejo polícromo, figurativo, em tons de azul e branco sobre esponjados a manganés, que acompanham as escadas de acesso ao piso nobre e algumas das suas salas, onte existem igualmente painéis de azulejo de tapete. Destacam-se ainda os estuques de gramática rococó que decoram os tetos das salas do andar nobre.

Planta poligonal, retangular, simples. Fachadas rebocadas e pintadas a branco, rasgadas por vãos retilíneos com molduras de cantaria. Coberturas telhadas a duas águas. Fachada principal orientada a nascente, de pano único, com três pisos, rasgado por sete vãos separados entre si por medalhoes retilíneos almofadados em gesso nos pisos cimeiros, sendo o primeiro ritmado pela alternância entre janelas de peitoril com moltura de cantaria simples e de sacada inscritas em arco abatido com pedra de fecho saliente, encimados, no primeiro piso por sete janelas de peitoril com moldura retilínea e, no último piso, piso nobre, por sete janelas de sacada servidas por guardas de ferro forjado pintadas de verde. Fachadas laterais adossadas aos edifícios que lhe são contíguos, fachada posterior, de três pisos, rasgada por vãos quadrangulares com molduras de alvenaria simples, que antecede um saguão murado. O muro é rasgado por uma porta de verga reta e o acesso a uma garagem.

Materiais

Cantaria calcária, madeira, alvenaria de tijolo, vidro, mosaico hidraulico, azulejo, estuques.

Observações