Portal de Cidadania

Edifícios na Rua Mouzinho da Silveira, n.º 23 a 25

Edifícios na Rua Mouzinho da Silveira, n.º 23 a 25

O ponto de interesse Edifícios na Rua Mouzinho da Silveira, n.º 23 a 25 encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar eclético. O interesse dos edifícios reside não só na linguagem arquitectónica a que recorrem mas sobretudo na sua articulação.

De planta rectangular, os 2 edifícios geminados apresentam volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 águas e em mansarda com trapeira. Composto por 3 andares, o conjunto exibe uma estruturação e uma série de elementos arquitectónicos (vãos, pilastras) que acentuam a sua verticalidade. Os edifícios genericamente idênticos, exibem uma organização externa e interna em simetria, orientada segundo um eixo definido por uma pilastra em cantaria, também presente nos extremos laterais do complexo. Com soco em placagem de cantaria e restante pano de muro em reboco pintado, apresentam alçado principal a O., com abertura a ritmo regular de vãos com verga curva e bandeira: regista-se piso térreo vazado por janelas de peito com verga destacada e pequena guarda metálica e por porta. No 1º andar observa-se em cada uma das construções, a existência de tripla janela de sacada, servida por varanda comum com guarda metálica e suportada por mísulas, ladeada por janelas de peito em tudo semelhantes às do piso inferior. É neste piso que se distinguem alguns pormenores relativamente ãos 2 edifícios, designadamente ao nível dos emolduramentos das janelas: o edifício a N., apresenta-os simples, enquanto no edifício a S., mantêm a verga destacada tal como observada no piso térreo de ambos; acresce que na tripla janela do edifício a S., o conjunto se inscreve ainda num remate superior em arco abatido. No 3º andar, separado por frisos destacados em cantaria e localizado ao nível da cobertura, regista-se o prolongamento do pano de muro ao nível dos módulos centrais, definidos pelas janelas de sacada: delimitados lateralmente por ... que se prolongam ao piso inferior, ostentam empena escalonada coroada por agulha e dupla janela de peito com avental recortado em cantaria. São ladeados por janelas de trapeira inscritas em gabletes recortados e superiormente rematados por arcos polilobados e por cogulhos ao centro em cantaria. No interior, o espaço organiza-se em função da escada que se desenvolve a partir do eixo definido pela porta de acesso. A distribuição efectua-se a partir de corredor longitudinal, destacando-se o salão nobre, que ocupa todo o 1º andar orientado para o alçado principal. Relativamente ao edifício a N. (nº 25), este apresenta no tecto do salão uma pintura ao centro, inscrita em estuques com diferentes ornatos, presentes em qualidade e diversidade, praticamente em todos os espaços, até mesmo nas áreas de circulação.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Observações

*1 - a consulta deste processo efectuou-se na D.A.U da CML, pelo que não foi concedida autorização para a reprodução dos elementos gráficos constantes do mesmo.