Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira

Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira

O ponto de interesse Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira encontra-se localizado na freguesia de Avenidas Novas no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta composta pela justaposição de dois rectângulos, nave e capela-mor, com vários corpos adossados; fachada principal ladeada por duas torres sineiras com cobertura piramidal, sendo o corpo central rematado por frontão triangular e a eixo rasgado por portal encimado por frontão triangular interrompido; alçados laterais recuados e de fenestração simples; interior de nave única, com cobertura em abóbada de berço e coro aos pés da nave; arco triunfal pleno e capela-mor de planta rectangular. A decoração interior - de gosto barroco - combina, na nave, estuques, azulejos e talha com composições pictóricas sobre tela, enquanto que na capela-mor domina a talha dourada. Os retábulos são igualmente de concepção barroca. Alguns dos quadros da nave são atribuídos a Jerónimo da Silva. A composição do tecto é atribuída a João Câncio de Sousa (final do séc. 19). Um dos altares tem um retábulo, "A Ceia", assinado por C. V. M.- Cirilo Volkmar Machado.

Planta longitudinal composta pela justaposição de dois rectângulos, nave única e capela-mor, com vários corpos adossados, de cota inferior e mais recuados (sacristia, residência paroquial, escritório, capelas mortuárias e centro social). Cobertura da Igreja em telhado de 2 águas. Os corpos anexos são de 2 e 3 águas. O alçado principal, a O., lateralmente delimitado por cunhais de cantaria e superiormente rematado por frontão triangular vazado por óculo, apresenta-se organizado em 3 partes: um corpo central ladeado por 2 torres sineiras de secção quadrada e cobertura piramidal. O corpo central apresenta-se rasgado a eixo pelo portal de verga recta, emoldurado a cantaria e sobrepujado por frontão triangular interrompido por um medalhão em baixo relevo coroado por pináculo e uma pequena cruz. Animam ainda este corpo a abertura de duas janelas, a nível do coro, de verga ligeiramente curva, emolduradas a cantaria e com frontão em arco segmentar. Os panos das torres (incluindo os laterais) apresentam na mesma prumada 3 janelas frestas. Uma cornija saliente corre os alçados. As fachadas laterais encontram-se recuadas em relação às torres e são rasgadas, acima da cobertura das construções adossadas, por 3 janelas simples. Estes edifícios anexos desenvolvem-se em dois pisos ao longo dos alçados N. e S., e são animados em particular por portas, ladeadas por óculos, com emolduramentos esculturados e recortados em cantaria, além das janelas de verga curva e recta, sendo algumas de sacada. INTERIOR: de nave única, coberta por abóbada de berço com ornamentação estucada, apresenta os muros animados pela justaposição de lambril azulejar e revestimento de talha dourada integrando composições pictóricas sobre tela. Dispõe de coro alto, assente sobre 2 colunas salomónicas de pedra com varanda abaulada, guardavento, 4 altares inscritos em arcos plenos (2 laterais e 2 nos topos) e 4 portas de vão rectangular, 2 de cada lado, e entre estas 2 púlpitos. Arco triunfal pleno dá acesso à capela-mor. Esta apresenta profuso revestimento de talha - que se prolonga pela abóbada que efectua a cobertura - e um retábulo vazado por camarim albergando trono.

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, madeira pintada e dourada, azulejos, vidro e telha.

Observações