Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Santa Catarina

Igreja Paroquial de Santa Catarina

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Santa Catarina encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca. Convento paulista composto por igreja.

Planta longitudinal composta em cruz latina, com nave única (com capelas laterais), transepto saliente e capela-mor profunda, tendo como resultante uma volumetria constituída por 2 paralelipípedos rectângulos justapostos, com coberturas a 2 águas. Na fachada principal a S. distinguem-se 3 corpos, separados entre si e delimitados lateralmente por duplas pilastras. Desenvolve-se o corpo central em 2 andares encimados por frontão e constituem-se os extremos como apoios das 2 torres sineiras de secção quadrada, que delimitam lateralmente, ao nível do piso térreo, a galilé à qual se acede por meio de 3 arcos de volta inteira, também separados entre si por pilastras simples. No alinhamento destes vãos e ao nível do 2º andar, abrem-se 3 janelas (sendo as laterais de emolduramento simples e encimadas por frontão triangular interrompido e a central de emolduramento decorado com enrolamentos e coroada por frontão curvo interrompido). Na galilé 3 portais, permitindo o da esquerda aceder à antiga portaria conventual (dando serventia à sacristia e aos andares superiores), um compartimento onde se observam painéis de azulejos seiscentistas historiados e cobertura abobadada, com pintura ornamental a fresco, organizada em torno de uma representação central das armas do reino e da ordem dos religiosos paulistas. O portal central apresenta-se ladeado por pilastras e encimado por frontão triangular interrompido pela representação relevada de um emblema do Santíssimo Sacramento. A iluminação do espaço interior faz-se mediante janelas abertas nos muros laterais (sobre cada uma das 4 capelas abrindo para a nave) e as do alçado principal, que surgem no interior ao nível do coro-alto. A nave é coberta por abóbada de arco abatido, revestida por estuques ornamentais organizados em torno de 2 grandes medalhões centrais, representando a Santíssima Trindade, da autoria de João Grossi (1718 / 1781) e Toscanelli, datados do 3º quartel do séc. 18, enquanto na capela-mor, de planta rectangular, se observa cobertura em abobadilha de aresta. Na nave, 8 retábulos laterais, dedicados, no lado do Evangelho, a Nossa Senhora da Conceição, Santa Ana a ensinar a Virgem a ler, São Miguel Arcanjo, São Pedro, surgindo, no lado da Epístola, Pietà, São José, São Joaquim e São Paulo. No cruzeiro, as capelas de Nossa Senhora de Fátima e Santíssimo.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, tijoleira, estuques pintados, madeira pintada e dourada, ferro forjado

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção do Bairro Alto e imóveis classificados na área envolvente