Portal de Cidadania

Ermida de Nossa Senhora do Rosário

Ermida de Nossa Senhora do Rosário

O ponto de interesse Ermida de Nossa Senhora do Rosário encontra-se localizado na freguesia de Lomba da Fazenda no municipio de Nordeste e no distrito de Ilha de São Miguel (Açores).

Ermida reconstruída no séc. 18, seguindo as características do denominado barroco micaelense, sobre uma pré-existente, de fundação quinhentista, promovida por iniciativa particular. Possui planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, com iluminação axial e bilateral, a que se adossou posteriormente a sacristia. A fachada principal termina em frontão recortado, definido por volutas, vazado por óculo elíptico, envolvido por motivos decorativos de cantaria, ladeado por pináculos, e é rasgada por portal de arco abatido rematado em cornija contracurva. As fachadas laterais da nave terminam em cornija, abrindo-se na esquerda porta travessa de verga reta, mas as da capela-mor não têm esse tipo de remate, indiciando ter sido construída em data posterior. No interior, o retábulo-mor foi executado no séc. 19 / 20, em revivalismo neobarroco, de corpo reto e três eixos, mas encontra-se muito repintado.

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e de três na sacristia, rematadas em beirada dupla. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, as da nave de cunhais apilastrados e terminadas em cornija. Fachada principal virada a este, com soco de cantaria, rematado em cornija, e terminada em frontão recortado, definido por aletas e cartela no vértice, coroado por cruz latina em ferro sobre acrotério, ladeado por pináculos tipo balaústre sobre plintos paralelepipédicos. É rasgada por portal de verga abatida, com moldura terminada em cornija contracurva e, no tímpano, por óculo elíptico, envolvido por motivos de cantaria recortados, formando pináculo superior. Fachadas laterais rasgadas, na capela-mor, por janela, abrindo-se ainda na esquerda porta travessa de verga reta e moldura simples; na lateral direita, a sacristia tem acesso, a este, por porta de verga reta, de moldura simples, e a norte, abre-se janela retangular sem moldura. INTERIOR: com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em lajes de cantaria, na nave, e em soalho envernizado na capela-mor, e cobertura em falsa abóbada de berço, sobre cornija, pintada de azul. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras, almofadadas, pintadas de branco e azul. Na capela-mor, ocupando toda a parede testeira e adaptado ao perfil da cobertura, surge o retábulo-mor, pintado de azul e dourado, de corpo reto e três eixos, definidos por quatro pilastras decoradas com elementos vegetalistas, que se prolongam no remate da estrutura em igual número de arquivoltas, possuindo a meio apainelados com motivos vegetalistas e cartela central. No eixo central abre-se nicho, em arco de volta perfeita, de boca rendilhada, interiormente contendo imaginária. Nos eixos laterais tem apainelados, também com motivos vegetalistas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; soco, cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos, elementos decorativos, pináculos e plintos em cantaria de basalto aparente; cruz em ferro; portas e portada de madeira; vidros simples; pavimento em lajes de cantaria e soalho de madeira envernizada; retábulo-mor pintado e dourado; cobertura de telha.

Observações