Portal de Cidadania

Ermida de Nossa Senhora de Nazaré

Ermida de Nossa Senhora de Nazaré

O ponto de interesse Ermida de Nossa Senhora de Nazaré encontra-se localizado na freguesia de Nordeste no municipio de Nordeste e no distrito de Ilha de São Miguel (Açores).

Ermida de provável construção setecentista, sobre uma pré-existente quinhentista, e reformada em 1852, seguindo as características do denominado barroco micaelense. Possui planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, com iluminação bilateral apenas na capela-mor, a que se adossou a sacristia, possivelmente do séc. 20 A fachada principal termina em frontão recortado, definido por volutas, com elemento decorativo recortado no tímpano, ladeado por pináculos, e rasgada por portal de arco abatido rematado em cornija contracurva. A sineira, assente em plinto de alvenaria, sobre o frontão, é de construção posterior. Na fachada lateral esquerda abre-se porta travessa de verga reta. Os nichos da parede testeira da capela-mor, tentando criar composição retabular, são de feitura recente.

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, as da sacristia dispostas perpendicularmente, rematadas em beirada dupla. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com os cunhais da nave apilastrados. Fachada principal virada a norte, com soco de cantaria, os cunhais coroados por pináculos tipo pera sobre plintos paralelepipédicos, e terminada em frontão recortado definido por aletas, coroado por cruz latina sobreposta por cartela inscrita sobre plinto paralelepipédico. É rasgada por portal de verga abatida, com moldura terminada em cornija contracurva e o tímpano é decorado por elemento de cantaria recortado com motivos vegetalistas. Sobre o frontão, è esquerda, dispõe-se, sobre soco, a sineira, em arco de volta perfeita, albergando sino, e rematada em cornija. Fachadas laterais rasgadas, na capela-mor, por janela, abrindo-se ainda na esquerda porta travessa de verga reta e moldura simples; na lateral direita, a sacristia tem acesso, a norte, por porta de verga reta, sem moldura. INTERIOR: com as paredes rebocadas e pintadas de branco e cobertura em falsa abóbada de berço, sobre cornija, pintada de bege. Arco triunfal em asa de cesto, sobre pilastras, almofadadas, também pintadas de bege. Na capela-mor, a parede testeira é rasgada por cinco nichos, dois em arco de volta perfeita, mais altos, interligados por friso horizontal e intercalados por três de arco apontado; superiormente, existe cartela circular ao centro, do qual pendem elementos vegetalistas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; soco, cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos, plintos e cruz em cantaria de basalto aparente; portas e portada de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Observações