Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Achadinha

Igreja Paroquial de Achadinha

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Achadinha encontra-se localizado na freguesia de Achadinha no municipio de Nordeste e no distrito de Ilha de São Miguel (Açores).

Igreja paroquial setecentista reformada e alteada na 2ª metade do séc. 19, mantendo a estrutura quinhentista da fundação, de três naves e fachada tripartida. Apresenta planta de três naves e cabeceira tripartida, interiormente com ampla iluminação axial e bilateral. A fachada principal termina em tabela, ladeada de aletas e encimada por espaldar recortado, e tem três panos definidos por pilastras, cada um rasgado por vãos em eixo, composto por portal e janela de volta perfeita entre pilastras, as dos portais com pináculos embebidos, abrindo-se ainda na tabela janela semelhante. Entre os vãos existem motivos vegetalistas em cantaria relevada, típicos da região. Possui torre sineira adossada à direita, atualmente de três registos, marcados na frontaria, e rematada em balaustrada de cantaria, resultante do seu alteamento após as obras de 1882 na igreja. A porta travessa da fachada lateral esquerda e alguns vãos dos anexos possuem uma modinatura muito mais simples, com moldura alta rematada em cornija.

Planta poligonal composta por três naves, capela-mor, absidíolos e vários corpos adossados às fachadas laterais e torre sineira no lado direito. Volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de cunhais apilastrados e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a oeste, percorrida por soco de cantaria, rematada em tabela retangular horizontal, flanqueada por pilastras toscanas, encimadas por pináculos tipo pera sobre altos plintos paralelepipédicos, contendo janela em de volta perfeita, ladeada por pilastras e tendo inferiormente elementos de cantaria relevados. A estrutura está ladeada por aletas e encimada por espaldar recortado e volutado, contendo inscrição, coroada por cruz latina sobre acrotério. A fachada divide-se em três panos definidos por pilastras toscanas, cada um deles rasgado por duas ordens de vãos. O pano central possui portal, em arco de volta perfeita, flanqueado por pilastras toscanas que sustentam pináculos embebidos, encimado por janelão de igual modinatura, mas cujas pilastras se prolongam até à cornija do remate e assenta em falsas mísulas. Sobre os vãos existem elementos vegetalistas em cantaria relevada. Os panos laterais são semelhantes ao central, estando as janelas encimadas por seguintes em cantaria e existindo entre os vãos motivo vegetalista em cantaria. No lado direito e ligeiramente recuada, dispõe-se a torre sineira, de três registos definidos por frisos e cornijas, os dois inferiores com óculo helicoidal e o último, em três das faces, com ventana de volta perfeita e pano de peito rebocado e pintado; na face posterior, a torre, com apenas dois registos, com acesso individualizado, por porta de verga reta, encimada por janela. A estrutura remata em friso, cornija e balaustrada de cantaria, com pináculos tipo pera nos ângulos. Na fachada lateral direita abrem-se três janelas retilíneas na nave e uma na capela-mor e porta travessa de verga reta, com moldura alta rematada em cornija. O primeiro corpo adossado é rasgado, a oeste, por janela semelhante às da nave e a norte por uma outra mais pequena, mas retilínea e com moldura rematada em cornija. Cada um dos corpos seguintes possui, a norte, janela de verga reta e moldura terminada em cornija, o segundo tendo a oeste portal de igual modinatura. Fachada posterior terminada em empena, abrindo-se na capela-mor janela retangular e na nave um óculo.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada; soco, pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos e cruzes em cantaria aparente; portas de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO.