Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Nordeste

Igreja Paroquial de Nordeste

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Nordeste encontra-se localizado na freguesia de Nordeste no municipio de Nordeste e no distrito de Ilha de São Miguel (Açores).

Igreja paroquial reconstruída na 2ª metade do séc. 18, seguindo a estrutura de três naves e fachada tripartida da anterior, de fundação quinhentista, uma das mais antigas da ilha de São Miguel. Apresenta planta de três naves, de cinco tramos, e cabeceira tripartida, interiormente com iluminação axial e bilateral e coberturas de madeira e falsa abóbada de berço. A fachada principal termina em tabela, vazada por óculo, ladeada de aletas e encimada por espaldar recortado, contendo atributos do orago em ampla cartela, e tem três panos definidos por pilastras, cada um rasgado por vãos em eixo, formado por portal e janela de arcos trilobados sobre mísulas. Os vãos, ladeados por pilastras almofadadas, são dinamizados por frisos e cornija contracurva, coroada por pináculos, e por decoração em cantaria, típica do barroco Micaelense, com laçarias, volutas, concheados e motivos vegetalistas, delineando espaldares e aventais recortados; o mesmo tipo de decoração surge no óculo da tabela e nas aletas e espaldar do remate. O corpo do batistério, à esquerda, foi ampliado e alteado para dois dois pisos, e a torre sineira, à direita, tem dois registos, o segundo com ventanas em arco de volta perfeita, rematando em balaustrada; os vãos de ambas as estruturas são simples e retilíneos. Nas fachadas laterais rasgam-se, na nave, janelas retilíneas e porta travessa de arco abatido com moldura rematada em cornija. No interior os arcos que separam as naves e os de acesso às capelas, bem como os pilares e pilastras onde assentam, possuem o ângulo côncavo, denotando uniformidade do programa construtivo. Possui coro-alto de madeira, correndo as três naves, a central com dois púlpitos confrontantes, de talha, sobre bacia de cantaria e com baldaquinos, duas capelas laterais à face e duas profundas, mas já sem retábulos, tendo apenas a sua marcação arquitetónica. Os absidíolos possuem retábulos de talha, tal como a capela-mor, cujo retábulo-mor, em talha pintada, de corpo côncavo e um eixo, apresenta linguagem do barroco nacional de transição para o joanino. As paredes e cobertura da capela-mor têm pinturas murais, executadas no séc. 19 / 20.

Planta poligonal composta por três naves, de cinco tramos cada, capela-mor, absidíolos e vários corpos adossados às fachadas laterais e torre sineira no lado direito. Volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas, rematadas em beirada tripla. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de cunhais apilastrados e rematadas em frisos e cornijas. A fachada principal surge virada a oeste, percorrida por soco de cantaria, rematada em tabela retangular horizontal, flanqueada por pilastras toscanas, encimadas por pináculos tipo pera sobre plintos paralelepipédicos, contendo óculo circular, envolvido por vários frisos, concheados e volutas. A estrutura está ladeada por aletas, com decoração recortada, e encimada por espaldar recortado e volutado, contendo cartela circular envolvida por concheados, volutas e motivos vegetalistas, coroada por cruz latina sobre acrotério. A fachada divide-se em três panos definidos por pilastras toscanas, as exteriores coroadas por pináculos tipo pera sobre plintos paralelepipédicos; cada um dos panos é rasgado por duas ordens de vãos, em arco, sobre mísula, com moldura ladeada por pilastras almofadadas, e rematada em cornija e pináculos. O pano central possui os vãos em arco trilobado, sobre mísulas, percorrido por frisos e com cornija contracurva, intercalados por decoração em cantaria relevada formada por laçarias, concheados e volutados, criando falso avental na janela, que é sobreposta por motivo vegetalista. Os panos laterais são semelhantes, mas os portais são sensivelmente mais pequenos, encimados por motivos vegetalistas e vieira, criando falso espaldar, e as janelas com laçarias, concheados e volutas formando falso avental e encimada por concheado e volutas. À esquerda, dispõe-se ligeiramente recuado o corpo do batistério, de dois pisos, cada um deles rasgado por janela retangular. No lado direito surge a torre sineira, de dois registos, definidos por frisos e cornijas, o inferior rasgado por dois vãos quadrangulares e o superior, em cada uma das faces, por ventana de volta perfeita e com pano de peito rebocado e pintado. A estrutura remata em friso, cornija e balaustrada de cantaria, com pináculos tipo pera nos ângulos sobre acrotérios; na face frontal sobrepõe-se relógio circular. Nas fachadas laterais abrem-se, na nave, janelas retangulares e porta travessa em arco abatido encimado por cornija contracurva. Na fachada lateral esquerda, o corpo do batistério é rasgado, em casa piso, por duas janelas de peitoril com moldura terminada em cornija; o outro corpo é rasgado por janela semelhante e outras de capialço. Na fachada esquerda, na torre sineira abre-se, em níveis distintos, a sul e a este janela retangular. O corpo adossado é rasgado a oeste por porta de verga reta e moldura rematada em cornija, e a sul por janela de peitoril de igual modinatura e duas de capialço mais pequenas; a este, abre-se porta de verga reta e janela jacente. O absidíolo direito é rasgado por janela retangular e a capela-mor por janela de arco abatido e uma fresta. A fachada posterior da nave, terminada em empena sobreposta por sineira em arco de volta perfeita sobre pilares, é rasgada por óculo circular, e a capela-mor em cornija reta, e sendo rasgada por janela de capialço. O absidíolo direito termina em empena reta, alteada por meia empena e integra gárgula na pilastra do cunhal. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhar de cantaria, pavimento em soalho de madeira e cobertura de madeira, em masseira, com tirantes de ferro e assente em cornija de cantaria. As naves separam-se por arcos de volta perfeita, assentes em pilares de ângulo côncavo. Coro-alto de madeira percorrendo as três naves, com guarda em balaústres torneados de madeira, possuindo na central órgão de tubos com castelo e dois nichos. Na nave central existem dois púlpitos confrontantes, de bacia retangular em cantaria, com guarda em balaustrada de talha, acedidos por escada de cantaria que contorna o pilar, com guarda em ferro, e encimados por baldaquino de talha, recortado e com lambrequim. Nas naves laterais existe, no lado do Evangelho, batistério, acedido por arco de volta perfeita sobre pilastras, tendo na da Epístola vão semelhante; lateralmente possuem capelas pouco profundas, em arco de volta perfeita, interiormente revestidas a cantaria e albergando imaginária sobre mísula. No fundo da nave existem duas capelas profundas confrontantes, acedidas por arcos de volta perfeita, sobre pilastras, com ângulo côncavo, possuindo na parede testeira arco interiormente revestido a cantaria e albergando imaginária sobre mísulas. Os absidíolos são acedidos por arcos semelhantes e albergam retábulos de talha. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras muito elevadas, encimado por óculo circular com vitrais. Capela-mor com as paredes e a cobertura em falsa abóbada de berço, com pinturas murais, as das paredes organizadas em vários registos, com elementos volutados. Sobre supedâneo com degraus centrais, surge retábulo de talha pintada a branco e dourado, de corpo côncavo e um eixo, definido por quatro pilastras decoradas de acantos, as interiores mais largas, e quatro colunas torsas, de espira fitomórfica, sobre mísulas, de capitéis coríntios, as quais se prolongam em igual número de arquivoltas no remate da estrutura, que é sobreposta no fecho por cartela recortada. Ao centro, abre-se tribuna facetada, albergando banqueta facetada, sustentando imaginária. Sotobanco com apainelados de acantos integrando sacrário tipo templete, em talha dourada. Altar paralelepipédico, com frontal ornado de volutados e cartela.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada; soco, pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos, cruz, elementos decorativos da fachada principal, bacias dos púlpitos e outros em cantaria aparente; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; pavimento em soalho e lajes de cantaria; coberturas de madeira e em falsa abóbada de berço de estuque; tirantes em ferro; coro-alto e guarda do mesmo em madeira envernizada; guardas e baldaquinos dos púlpitos em talha; retábulos de talha pintada; pinturas murais; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO.